Apresentação
DATATHON: Desigualdades de Gênero no Serviço Público
A desigualdade de gênero não é um tema recente, e se manifesta em todos os espaços da vida social. Diversos estudos apontam para tendências não equitativas no mercado de trabalho: menor ocupação de cargos de chefia por mulheres, salários díspares entre homens e mulheres, divisão sexual do trabalho,… Infelizmente, a lista é vasta.
Vamos identificar essas desigualdades dentro do serviço público? Reconhecer problemas e saber apontar onde eles se encontram (neste desafio, a partir de técnicas em ciência de dados) qualifica a discussão e nos permite desenhar soluções inovadoras mais adequadas para combater problemas antigos.
Os resultados de tanta diferença são prejudiciais para a qualidade e a efetividade das políticas públicas, que terminam por pouco considerar as especificidades de gênero e, também, para a imagem que o serviço público constrói de si, tanto para dentro quanto para fora de seu espaço: pouca representatividade emana distanciamento e menor legitimidade sobre as decisões tomadas. E este não é o Estado que queremos, certo?
CONFIRA O RESULTADO DO DATATHON
O Datathon foi realizado de 6 a 10 de março de 2023, com a participação de 43 pessoas dos mais diversos perfis. Analistas de dados, psicólogos, professores universitários, estudantes, profissionais de gestão de pessoas de instituições públicas e privadas, estudiosos do tema, todos interessados em debater como combater as desigualdades de gêneros no serviço público e também nas suas realidades profissionais.
Conheça as equipes vencedores:
1° Lugar
Equipe: SONIA
Projeto: NomeiaELA - Painel de Paridade de Gênero em Cargos de Liderança
Participantes: Vilma Sobral de Oliveira, Gabriela Catunda Peres, Luciana Felix Ferreira, Rosangela Portella Teruel e Izabel Antunes Guarda Faez.
2° Lugar
Equipe: Maria José
Projeto: Portal Maria José
Participantes: Ana Sofia Shweizer Silvestre, Alessandro Melo, Débora Maria Ribeiro Peres, Geovana Lara Clemente Rocha e Leandro Nascimento.
3° Lugar
Equipe: PluriElas
Projeto: DiversIFica
Participantes: Ana Carolina Gomes Araújo, Luna Marquez Ferolla, Patrícia Campos Pereira, Sabrina de Cássia Mariano de Souza, Ivi Romaldino de Mates e Thaislane Ferreira Alves.
Menção Honrosa
Equipe: Inova
Projeto: Desigualdades de Gênero, Economia do Cuidado e Turnover
Participantes: Brenda Reis, Fábio Costa de Souza, Marcia Figueiredo e Sara Vargas.