media_files/images/desafios/2023/pagina_desafio_1920x500_02_1.png
media_files/images/desafios/2023/pagina_desafio_1920x500_02_1.png

Lançamento

Apresentação do desafio

Apresentação

DATATHON: Desigualdades de Gênero no Serviço Público

A desigualdade de gênero não é um tema recente, e se manifesta em todos os espaços da vida social. Diversos estudos apontam para tendências não equitativas no mercado de trabalho: menor ocupação de cargos de chefia por mulheres, salários díspares entre homens e mulheres, divisão sexual do trabalho,… Infelizmente, a lista é vasta.

Vamos identificar essas desigualdades dentro do serviço público? Reconhecer problemas e saber apontar onde eles se encontram (neste desafio, a partir de técnicas em ciência de dados) qualifica a discussão e nos permite desenhar soluções inovadoras mais adequadas para combater problemas antigos.

Os resultados de tanta diferença são prejudiciais para a qualidade e a efetividade das políticas públicas, que terminam por pouco considerar as especificidades de gênero e, também, para a imagem que o serviço público constrói de si, tanto para dentro quanto para fora de seu espaço: pouca representatividade emana distanciamento e menor legitimidade sobre as decisões tomadas. E este não é o Estado que queremos, certo?


CONFIRA O RESULTADO DO DATATHON

O Datathon foi realizado de 6 a 10 de março de 2023, com a participação de 43 pessoas dos mais diversos perfis. Analistas de dados, psicólogos, professores universitários, estudantes, profissionais de gestão de pessoas de instituições públicas e privadas, estudiosos do tema, todos interessados em debater como combater as desigualdades de gêneros no serviço público e também nas suas realidades profissionais.

 

Conheça as equipes vencedores:

1° Lugar

Equipe: SONIA

Projeto: NomeiaELA - Painel de Paridade de Gênero em Cargos de Liderança

Participantes: Vilma Sobral de Oliveira, Gabriela Catunda Peres, Luciana Felix Ferreira, Rosangela Portella Teruel e Izabel Antunes Guarda Faez.

 

2° Lugar

Equipe: Maria José

Projeto: Portal Maria José

Participantes: Ana Sofia Shweizer Silvestre, Alessandro Melo, Débora Maria Ribeiro Peres, Geovana Lara Clemente Rocha e Leandro Nascimento.

 

3° Lugar

Equipe: PluriElas

Projeto: DiversIFica

Participantes: Ana Carolina Gomes Araújo, Luna Marquez Ferolla, Patrícia Campos Pereira, Sabrina de Cássia Mariano de Souza, Ivi Romaldino de Mates e Thaislane Ferreira Alves.

 

Menção Honrosa

Equipe: Inova

Projeto: Desigualdades de Gênero, Economia do Cuidado e Turnover

Participantes: Brenda Reis, Fábio Costa de Souza, Marcia Figueiredo e Sara Vargas.

Contexto

Os desdobramentos da desigualdade de gênero dentro do serviço público são múltiplos, e poderíamos citar alguns: diferença salarial, diferença na ocupação de postos de chefia, diferença na ocupação de cargos/funções, divisão sexual do trabalho e diferença nas oportunidades de ascensão profissional.

Estamos desenhando este desafio tanto para que servidores reflitam sobre os espaços que ocupam dentro do serviço público quanto para a sociedade que é impactada pelas políticas públicas de Estado. Ambos são igualmente importantes neste processo, pois, para implementar políticas conscientes de seus efeitos, precisamos de representatividade na composição do corpo de servidores.

Lançamento

A solução

Solução esperada

A partir de dados disponíveis no Infogov, queremos construir inteligência sobre o tema das desigualdades de gênero no serviço público. Para além da simples leitura dos dados, temos a ambição de receber dados articulados com conhecimentos prévios das equipes em forma de análise.

Pode ser uma visão inovadora sobre política de gestão de pessoal, de seleção, de comunicação, uma política social. O que importa é chegarmos em informação que possa subsidiar soluções de combate à desigualdade de gênero no serviço público!

Sabemos que as desigualdades de gênero não caminham sozinhas. Portanto, perspectivas interseccionais nas análises são mais que bem-vindas.

Lançamento

O público

Quem pode participar

O presente chamamento é aberto ao público e destina-se a servidores de órgãos ou instituições públicas, representantes de empresas, entidades privadas sem fins lucrativos, cidadãos brasileiros e estrangeiros em situação regular no país, a partir de 18 anos de idade.

A composição das equipes deste Datathon deverá seguir a paridade de gênero, com pelo menos 50% de mulheres (cis ou transgênero).

Além disso, se você não é da área de ciência de dados, não se preocupe! Queremos perfis variados nas equipes: programadores, gestores (de RH, políticas públicas, projetos, produtos), pesquisadores em gênero, profissionais da tech e quem mais quiser somar.

Lançamento

Cronograma

 Inscrições de 13 a 28 de fevereiro de 2023 
Webinar de Apresentação do Datathon 14 de fevereiro às 19h, no canal do Youtube da ENAP
Webinar sobre o tema do Datathon 28 de fevereiro às 19h, no canal do Youtube da ENAP
 Datathon  de 06 a 10 de março de 2023
 Apresentação dos Pitches e Premiação  10 de março de 2023

 

Atenção: O Datathon ocorrerá presencialmente, na sede da ENAP, em Brasília. 

Lançamento

Demandante

Quem está propondo esse desafio

A Enap (Escola Nacional de Administração Pública) é uma instituição brasileira que ajuda o setor público a transformar a realidade por meio da competência, conhecimento, inovação e valor. Entre outros, buscamos promover e implementar boas práticas de gestão, produzir e difundir conhecimento dentro e fora do serviço público. O objetivo é contribuir para o fortalecimento das capacidades da administração pública na formação contínua de profissionais qualificados para desempenhar as atividades dos cargos e funções. Queremos ajudar a construir a confiança sobre o compromisso e seriedade do serviço público federal na execução de suas atribuições e na composição de seus quadros, de forma a representar a diversidade da população brasileira e a escutar seus anseios.