Ciclos de inovação aberta para melhoria do comércio eletrônico no Brasil
Sobre os Desafios do E-commerce
As vendas digitais estão num momento de grande expansão, com crescimento de 41% no faturamento no último ano e 3% mais consumidores. Mas alguns obstáculos logísticos e fiscais ainda trazem barreiras para o amplo aproveitamento esse crescimento. Os Desafios de E-Commerce são ciclos de inovação aberta que buscam soluções e mercado inovadoras, com alto potencial de melhoria e transformação das operações e da logística no ambiente de omércio eletrônico nacional. O Ministério da Economia convida a sociedade civil a propor soluções de mercado para lavancar o desenvolvimento do e-commerce.
O Desafio contou com 38 equipes inscritas, 3 equipes receberam o prêmio de R$ 50 mil cada e 7 finalistas participaram de programa de aceleração de negócios.
Com a conclusão do Projeto Desafios para o Ecommerce, a Coordenação-Geral de Ambiente de Negócios para o Setor de Comercio - CGPC/SANC considera importante destacar:
- As iniciativas apresentadas pelas equipes dos desafios mostram que é possível criar empresas em regiões distintas do país, ampliando negócios e gerando mais empregos em regiões com ecommerce tímido.
- O uso da tecnologia é fundamental para que as operações se tornem mais ágeis e eficientes, permitindo a redução de custos e prazo de entregas por meio da roteirização e do compartilhamento de cargas. A capacidade de entregar com capilaridade e no tempo e condições prometidas é um dos fatores que pode ditar o sucesso ou o insucesso no comércio eletrônico.
- Inclusão do varejo físico às operações de e-commerce por meio da utilização do modelo omnichannel com pontos de retirada em lojas que vendem presencialmente pode ser um elemento de sucesso. Além de receber pela prestação de serviços, há um aumento de fluxo de pessoas nos referidos estabelecimentos gerando aumento de receitas já que tais pessoas podem comprar os produtos das referidas lojas. Esse modelo de negócio mantém o comércio local ativo e gera tributos no estado de destino.
- Novas formas de entrega podem gerar externalidades positivas no aspecto socioambiental como: menos trânsito, menor poluição e menos veículos pesados em circulação.
Acesse abaixo o documento síntese elaborado pela CGPC/SANC sobre o ciclo de inovação e veja como foi o demoday com as equipes aceleradas.
Acesse também o documento sobre as equipes que participaram do demoday >>> clique aqui
Desafios
Desafio 1
Otimização do Frete de Retorno
Como podemos otimizar a carga transportada nos veículos que voltam vazios de estados no Norte, Nordeste e Centro-Oeste para as regiões Sul e Sudeste, reduzindo a quantidade de veículos que voltam subocupados dessas regiões?
Desafio 2
Novas Formas de Entregar
Como podemos viabilizar novas formas de entrega para ampliar a participação de pequenos e médios empreendedores com baixo volume de vendas no comércio eletrônico?
Desafio 3
Simplificação da Substituição Tributária no ICMS
Como podemos ajudar pequenos e médios empreendedores a acessar e compreender com facilidade as informações sobre substituição tributária do ICMS, para reduzir os riscos de operar no comércio eletrônico?
Desafio 1
Otimização do Frete de Retorno
O resultado disso é que empresas de logística sofrem com a assimetria do balanço de carga. Veículos que saem de estados nessas regiões para realizar entregas em no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste não voltam com sua capacidade máxima de ocupação - às vezes chegam até a voltar vazios. Como resultado, o valor do frete de entrega nestas regiões aumenta consideravelmente.
Os participantes deste desafio deverão pensar em soluções que tragam visibilidade e acesso aos pedidos de carga que se deslocam das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para Sul e Sudeste, para baratear o frete para essas regiões. Buscamos soluções que facilitem o contato entre esses veículos que voltam subocupados dessas regiões e clientes interessados em fretes que venham das regiões. Deverão assegurar, ainda, que as soluções sejam acessíveis para empresas de pequeno e médio porte: as mais prejudicadas com o problema hoje. Para saber mais detalhes sobre este desafio, faça o download do briefing na seção de documentos do site.
Desafio 2
Novas Formas de Entregar
Os participantes deste desafio deverão pensar em soluções que ampliem as alternativas de entrega existentes, facilitando a operação do pequeno e do médio empreendedor. Outro ponto chave é que a proposta deverá criar conexões entre o varejo físico e digital. Para saber mais detalhes sobre este desafio, faça o download do briefing na seção de documentos do site.
Desafio 3
Simplificação da Substituição Tributária no ICMS
Os participantes deste desafio deverão pensar em soluções digitais para que pequenos e médios empreendedores tenham formas facilitadas para acessar e interpretar informações e atualizações da substituição tributária do ICMS nos diferentes estados do Brasil, de forma que o benefício de operar no comércio eletrônico seja maior do que o risco. Para saber mais detalhes sobre este desafio, faça o download do briefing na seção de documentos do site.
Cronograma
10
junho
Webinar de lançamento
Horário: 18h
No canal de YouTube da Enap.
Clique aqui para ver a gravação.
23
junho
1º Plantão de dúvidas
Horário: 12h no Zoom.
Clique aqui para ver a gravação.
30
junho
2º Plantão de dúvidas
Horário: 18h30 no Zoom.
Clique aqui para ver a gravação.
15
julho
Último plantão de dúvidas
Horário: 18h30 no Zoom.
Clique aqui para participar.
21
julho
Encerramento do prazo de submissão das propostas
Horário: 00h
09
agosto
Divulgação do resultado preliminar dos 5 finalistas
Horário: A partir das 13h.
Clique aqui para consultar
os finalistas preliminares.
10
agosto
Abertura do prazo para recurso sobre 5 finalistas
Horário: 10h
12
agosto
Divulgação do resultado final dos 5 finalistas
Horário: 18h
Clique aqui para consultar
os finalistas.
17
agosto
Webinar de início da Segunda Fase
Horário: 10h
24
agosto
Formação sobre prototipagem
Horário: 14h
31
agosto
Formação sobre modelagem de negócios
Horário: 10h
08
setembro
Formação sobre elaboração de pitches
Horário: 10h
15
setembro
Encerramento do prazo de submissão dos materiais da Segunda Fase
Horário: 00h
07
outubro
Cerimônia de premiação dos vencedores
Horário: 16h, ao vivo no YouTube da Enap.
Primeira Fase
Os 5 finalistas do Desafio 1 passam para a
Segunda Fase
Os 5 finalistas do Desafio 2 passam para a
Segunda Fase
Os 5 finalistas do Desafio 3 passam para a
Segunda Fase
Segunda Fase
Vencedores do
Desafio 1 participam do programa de aceleração da
Wylinka e o 1º lugar
recebe
R$ 50 mil
Vencedores do
Desafio 2 participam do programa de aceleração da
Wylinka e o 1º lugar
recebe
R$ 50 mil
Vencedores do
Desafio 3 participam do programa de aceleração da
Wylinka e o 1º lugar
recebe
R$ 50 mil
Perguntas Frequentes
A primeira fase acontece entre os dias 8 de junho e 21 de julho, e contempla a avaliação das propostas por meio das respostas ao formulário de inscrição e de um vídeo explicativo sobre a solução. Ao final dessa etapa, serão selecionadas 5 propostas finalistas por desafio.
A segunda fase acontece entre os dias 17 de agosto e 15 de setembro, e contempla a avaliação das propostas finalistas de acordo com pitches, modelos de negócios e/ou protótipos, a depender do desafio. Ao final dessa etapa, serão selecionados 3 vencedores para cada desafio.
Desafio 2: Os participantes deste desafio deverão pensar em soluções que ampliem as alternativas de entrega existentes, facilitando a operação do pequeno e do médio empreendedor que não tenha acesso ao serviço de fulfillment. Outro ponto chave é que a solução proporcione conexões entre o varejo físico e digital. Os participantes deverão se assegurar que as soluções tenham baixo custo, de forma que possam ser absorvidas por empresas de pequeno e médio porte, as mais prejudicadas pelo problema hoje.
Desafio 3: Os participantes deste desafio deverão pensar em soluções digitais para que pequenos e médios empreendedores tenham formas facilitadas para acessar e interpretar informações e atualizações da substituição tributária do ICMS nos diferentes estados do Brasil, de forma que o benefício de operar no comércio eletrônico seja maior do que o risco. Os participantes deverão assegurar que as soluções tenham baixo custo, de forma que possam ser absorvidas por empresas de pequeno e médio porte.
A primeira fase acontece entre os dias 8 de junho e 21 de julho, e contempla a avaliação das propostas por meio das respostas ao formulário de inscrição e de um vídeo explicativo sobre a solução. Ao final dessa etapa, serão selecionadas 5 propostas finalistas por desafio.
A segunda fase acontece entre os dias 17 de agosto e 15 de setembro, e contempla a avaliação das propostas finalistas de acordo com pitches, modelos de negócios e/ou protótipos, a depender do desafio. Ao final dessa etapa, serão selecionados 3 vencedores para cada desafio.
Desafio 1
I - Potencial de escala da solução com foco em pequenos e médios negócios;
II - Criatividade e inovação da solução;
III - Viabilidade financeira; e
IV - Capacidade para o desenvolvimento da solução.
Desafio 2 I - Potencial de escala da solução com foco em pequenos e médios negócios;
II - Criatividade e inovação da solução;
III - Viabilidade financeira; e
IV - Capacidade para o desenvolvimento da solução.
Desafio 3
I - Aderência ao problema;
II - Criatividade e inovação da solução;
III - Potencial de escala da solução com foco em pequenos e médios negócios; e
IV - Linguagem simples.
Desafio 1
I - Potencial de escala da solução com foco em pequenos e médios negócios;
II - Criatividade e inovação da solução;
III - Viabilidade financeira; e
IV - Capacidade para o desenvolvimento da solução.
Desafio 2
I - Potencial de escala da solução com foco em pequenos e médios negócios;
II - Criatividade e inovação da solução;
III - Viabilidade financeira; e
IV - Capacidade para o desenvolvimento da solução.
Desafio 3
I - Aderência ao problema;
II - Criatividade e inovação da solução;
III - Potencial de escala da solução com foco em pequenos e médios negócios;
IV - Clareza e efetividade da linguagem utilizada;e
V - Experiência do usuário.
Já para o Desafio 3 espera-se que os participantes desenvolvam um protótipo capaz de tangibilizar a solução digital proposta pelo grupo na primeira etapa. Ele deverá ser elaborado em formato digital e poderá ser construído em plataformas como o Powerpoint, Figma, Miro, InVision, Pop App, entre outros.
Na segunda fase, são premiadas as três propostas melhor pontuadas para cada um dos Desafios 1, 2 e 3. Os primeiros lugares receberão o prêmio de R$ 50 mil e uma vaga nem um programa de aceleração de negócios da Wylinka.. Os segundo e terceiro lugares receberão uma vaga no programa de aceleração de negócios, que será detalhado em outro documento de chamamento público.
- Fomento à cultura empreendedora;
- Promoção de capacitações, mentorias e consultorias para evolução do modelo de negócio e criação de um produto mínimo viável;
- Conexão das as soluções geradas com empresas, órgãos públicos e outros parceiros para desenvolvimento e transferência de tecnologia.