Saiba tudo sobre a Feira Reversa de Desafios Públicos
A Feira, que acontecerá na Semana de Inovação, vai selecionar equipes de organizações públicas para apresentar seus pitches de desafios para startups e negócios inovadores
Foi publicada a chamada pública para a seleção de equipes de 3 a 5 servidores ou agentes de instituições públicas para participar da Feira Reversa de Desafios Públicos, que é parte da programação da Semana de Inovação 2024. As equipes que quiserem participar da Feira Reversa deverão se candidatar na chamada até o dia 16 de setembro.
O que é a Feira Reversa de Desafios Públicos?
A Feira é uma iniciativa da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), por meio da Coordenação-Geral de Inovação Aberta da Diretoria de Inovação (GNova Inovação Aberta), com apoio do Impact Hub Brasil.
Esse projeto visa a promoção da inovação aberta no governo para a solução de problemas públicos, fomentando o uso do Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador, para a inovação na administração pública, aproximando o governo da sociedade civil e incentivando o empreendedorismo na sociedade brasileira.
A Feira Reversa de Desafios Públicos proporcionará a preparação das equipes das instituições públicas selecionadas para apresentação do seu desafio público para startups durante a Semana de Inovação 2024, permitindo interação e matchmaking entre esses atores.
As atividades da Feira serão remotas entre setembro e outubro e presenciais em Brasília, durante a Semana de Inovação nos dias 29, 30 e 31 de outubro. Participarão desse evento, entidades públicas federais, estaduais e municipais, startups e negócios inovadores.
As equipes das instituições públicas selecionadas para a iniciativa participarão de oficinas, mentorias e preparação para a apresentação conforme quadro abaixo:
Atividade |
Carga horária por equipe |
Realização de oficinas |
9 horas |
Realização de mentorias |
5 horas |
Apresentação do pitch (Semana da Inovação 2024) |
15 minutos |
A chamada para seleção de equipes
A seleção de equipes para participar da Feira Reversa será baseada na avaliação do desafio público no ato da inscrição. Os desafios públicos a serem apresentados pelos grupos para o processo seletivo devem seguir o mote da Semana de Inovação 2024, “Novas Formas de Cuidar”, e se enquadrar em uma das seguintes áreas temáticas:
- Trabalho e saúde: desafios voltados ao bem-estar do cidadão, políticas públicas para grupos vulneráveis, práticas que promovem bem-estar, reduzem estresse e aumentam produtividade do trabalhador;
- Ciência e tecnologia: desafios focados em inovações tecnológicas para promoção de uma maior humanização e eficiência dos serviços públicos;
- Meio ambiente e clima: desafios que propõe a proteção do meio ambiente e promovam justiça climática, sensíveis às necessidades de diferentes grupos sociais;
- Diversidade e inclusão: desafios que abordem desigualdades e promovam um ambiente respeitoso, construindo uma sociedade justa;
- Cidades e territórios: desafios que repensem estratégias urbanas, discutindo políticas inclusivas e sustentáveis que garantam acesso a espaços seguros e acolhedores, promovendo o bem-estar.
A avaliação das equipes
A análise e avaliação dos desafios serão realizadas por uma Comissão Julgadora composta especialmente para esse fim e serão avaliados os desafios públicos apresentados, considerando os seguintes critérios:
- Impacto social (peso 3);
- Potencial de inovação do desafio (peso 2);
- Clareza do desafio (peso 2);
- Replicabilidade do desafio (peso 1).
Etapas da Feira Reversa
Essa iniciativa possui duas etapas, são elas:
Etapa 1 – Preparatória:
Serão realizadas 3 oficinas, com temas relacionados à contextualização do problema público, exploração do desafio e storytelling para a construção de pitch. Além disso, também terão 5 mentorias coletivas para reenquadramento do problema público proposto pela equipe na inscrição e imersão em pontos que precisam ser melhor explorados ou amadurecidos.
Etapa 2 – Apresentação do desafio público:
Já nessa etapa, um(a) participante de cada equipe apresentará, em Brasília, o desafio público definido. Ela será transmitida on-line, dentro da programação da Semana de Inovação 2024.
O cronograma completo da Feira Reversa de Desafios Públicos será disponibilizado na Plataforma Desafios.