Participe da Feira Reversa de Desafios Públicos
Inscreva o desafio do seu município e faça parte da programação da Semana de Inovação 2023.
Foi publicado em 30 de agosto a chamada pública para a seleção de equipes de 3 a 6 servidores públicos de órgãos ou entidades do poder executivo vinculadas a municípios ou consórcios intermunicipais com mais de 200 mil habitantes para participar da Feira Reversa de Desafios Públicos, que é parte da programação da Semana de Inovação 2023. As equipes que quiserem participar da Feira Reversa deverão se candidatar na chamada até o dia 24 de setembro.
As inscrições para a Feira Reversa de Desafios Públicos foram prorrogadas até 24/09/2023.
Assista ao webinar sobre a Feira Reversa de Desafios Públicos
O que é a Feira Reversa de Desafios Públicos?
Com o objetivo de oferecer a oportunidade para que 3 equipes de órgãos ou entidades municipais de cada região do país apresentem desafios públicos para startups, empresas de tecnologia e para a sociedade, a Feira Reversa será realizada remotamente entre os meses de setembro e novembro e será realizada em 2 etapas.
Etapa 1: Preparação
Com o intuito de oferecer conhecimento e a expertise de especialistas em design e em inovação aberta, a primeira etapa consiste na realização de oficinas e mentorias com as equipes selecionadas para participar da Feira Reversa para abordar temas relacionados a contextualização do problema público, exploração do desafio e storytelling para a construção de pitch a ser apresentado na Etapa 2, as atividades da etapa de preparação serão realizadas entre os meses de setembro e outubro.
Serão ofertadas oficinas de 2,5 horas cada, que serão realizadas com 5 equipes, e 2 horas de mentorias realizadas individuamente com cada equipe e dividas em sessões de 20 minutos.
Etapa 2: Apresentação do desafio público
É a hora das equipes brilharem!
Cada uma terá cada uma até 15 minutos para apresentar o desafio público em ambiente virtual dentro da programação da Semana de Inovação 2023. A ideia mostrar para a sociedade qual o problema público existente, abrindo espaço para a proposição ou cocriação de soluções pelo mercado em conjunto com as prefeituras.
Após a apresentação, será disponibilizado espaço para a sociedade tirar dúvidas com as equipes.
Inscreva-se na Feira Reversa de Desafios Públicos
Acesse os termos e condições da chamada
A chamada para seleção de equipes para participar da Feira Reversa de Desafios Públicos
A seleção de equipes para participar da Feira Reversa será baseada na avaliação do desafio público no ato da inscrição de cada equipe. Os desafios públicos a serem apresentados pelos grupos para o processo seletivo devem ser relacionados a uma das seguintes temáticas:
Territórios e governança de políticas públicas
São desafios relacionados a ações do governo que envolvem a coordenação entre diferentes níveis de governo, a sociedade civil e o setor privado para garantir que as políticas atendam efetivamente às demandas locais. Isso inclui a descentralização de poder e a capacitação das comunidades locais para participar das decisões que afetam seus territórios.
Transformação digital de serviços públicos
São desafios que envolvem a adoção de tecnologias digitais para melhorar a eficiência, acessibilidade e qualidade dos serviços prestados pelo governo. Isso envolve a digitalização de processos, a criação de plataformas online para interações com cidadãos e empresas, e o uso de análise de dados para tomar decisões mais informadas.
Diversidade e inclusão nas tomadas de decisão e participação social
Os desafios dessa temática enfatizam a importância de incluir uma ampla variedade de perspectivas e vozes na formulação e implementação de políticas públicas. Isso envolve garantir que grupos históricamente subrepresentados, como minorias étnicas, mulheres, pessoas com deficiência, outras comunidades marginalizadas e pessoas em vulnerabilidade social, tenham a oportunidade de participar ativamente do processo de tomada de decisões e que serviços públicos garantam a universalidade de atendimento a tais grupos.
Sustentabilidade ambiental
Desafios relacionados à sustentabilidade ambiental envolvem a adoção de práticas que garantam a conservação e preservação dos recursos naturais a longo prazo, minimizando impactos negativos no meio ambiente. Isso se traduz em medidas que promovem a eficiência energética, o uso responsável da água, a redução da poluição, a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas, equilibrando o desenvolvimento socioeconômico com a proteção do meio ambiente para garantir um futuro saudável para as gerações futuras.
A avaliação das equipes
A avaliação será feita por Comissão Julgadora composta especialmente para esse fim e serão avaliados os desafios públicos aprsentados, considerando os seguintes critérios:
Impacto social (peso 3): Esse critério se baseia na profundidade do desafio na sociedade, avaliando qual a dimensão e a universalidade do impacto sobre a população local de uma eventual solução deste desafio.
Clareza do desafio (peso 2): A comissão considerará nesse critério se o desafio está coerente, bem definido em termos de temporalidade e escopo e se não se trata de um desafio abstrato, distante de problemas práticos.
Replicabilidade do desafio (peso 1): Neste critério será anlisada se o desafio apresentado se repete em outras entidades públicas. Um desafio replicável tem uma solução que pode ser adaptada para a realidade de outros municípios.
Cronograma da Feira Reversa
O cronograma da chamada e de atividades da Feira Reversa de Desafios Públicos é:
Atividade | Data |
Abertura das inscrições para a Feira Reversa | 30/08/2023 |
Encerramento das inscrições para a Feira Reversa | 24/09/2023 |
Divulgação do resultado da triagem de conformidade | 26/09/2023 |
Abertura do prazo para recursos | 28/09/2023 |
Encerramento do prazo para recursos | 03/10/2023 |
Divulgação do resultado final da chamada para a Feira Reversa | 05/10/2023 |
Início das oficinas e mentorias | 09/10/2023 |
Fim das oficinas e mentorias | 27/10/2023 |
Apresentação do pitch (Semana da Inovação) | de 07/11/2023 a 09/11/2023 |
Assista ao webinar tira-dúvidas da Feira Reversa de Desafios Públicos
Acesse o formulário de inscrição para a Feira Reversa de Desafios Públicos
Achou interessante a Feira Reversa de Desafios Públicos? Assista o webinar, compartilhe com suas redes e não deixe de assistir as apresentações na Semana de Inovação 2023!
Quem é responsável pela feira reversa?
Sobre a GNova Enap
Na GNova a inovação é uma janela para o futuro e um chamado para ação hoje. Atuamos com experimentação e desenvolvimento de novas metodologias buscando ousar novas formas de solucionar desafios públicos e agir em governo. Apoiamos agentes públicos na resolução de problemas complexos, mobilizados pelo propósito de melhorar a vida das pessoas.
Saiba mais em https://gnova.enap.gov.br/
Sobre a Semana de Inovação
Desde sua criação, a semana vem crescendo em tamanho e estrutura, favorecendo e disseminando a cultura de inovação entre os agentes públicos do Brasil e do mundo. O evento cumpre seu papel fundamental de apresentar tendências e possibilidades para a transformação das organizações públicas. A partir de exemplos de todo o mundo, discutimos como servidores e empreendedores cívicos podem imaginar e construir novos futuros possíveis.
Saiba mais em https://semanadeinovacao.enap.gov.br/pt/
Sobre o Instituto Eldorado
O Instituto de Pesquisas ELDORADO (ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia) é uma associação civil de âmbito nacional, certificada como uma OSCIP e acreditada EMBRAPII, com mais de 20 anos de comprometimento com pesquisa, desenvolvimento, serviço e treinamento de nível mundial.
O Instituto está situado em berços tecnológicos em Campinas e Porto Alegre e em polos de negócios como Brasília e Manaus. Contamos com uma equipe de engenheiros, analistas e pesquisadores altamente capacitada e ágil, com domínio em tecnologias disruptivas e com resultados expressivos de sucesso para os negócios dos clientes.
Atuamos em projetos e parcerias com empresas mundiais de tecnologia e com as melhores e maiores universidades do país, o que nos exige manter e difundir uma cultura de excelência e uma constante inspiração pelo novo.
Saiba mais em https://www.eldorado.org.br/
Sobre a Frente Nacional de Prefeitos
Apoiadora da iniciativa, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Reúne todas as capitais e os municípios com mais de 80 mil habitantes. Com tendência crescente, são 415 médias e grandes cidades, onde vivem 61% dos brasileiros e são produzidos 74% do Produto Interno Bruto (PIB) - dados de 2021 - do país.
Saiba mais em https://fnp.org.br/index.php