Ciclos de inovação aberta para melhoria do ambiente de negócios para micro e pequenas empresas
Sobre os Desafios de Acesso a Crédito
No último ano, a concessão de crédito aumentou para empresas de todos os portes, mas continua desigual. Em comparação com o 2º trimestre de 2019, no 2º trimestre de 2020 as micro e pequenas empresas receberam 20% e 39% mais crédito, respectivamente. Ainda assim, menos de 10% do crédito bancário liberado no período mais crítico da pandemia em 2020 foi direcionado a esses empreendedores. Os Desafios de Acesso a Crédito são ciclos de inovação aberta que buscam soluções de mercado inovadoras, com alto potencial de melhoria e transformação do ambiente de negócios para microempresas e empresas de pequeno porte (MPE), microempreendedores individuais (MEI) e artesãos. O Ministério da Economia convida a sociedade civil a propor soluções de mercado para derrubar as barreiras de acesso a crédito.
O Desafio contou com 28 equipes inscritas, 3 equipes receberam o prêmio de R$ 50 mil cada e 4 finalistas participaram de programa de aceleração de negócios.
Desafios
Desafio 1
Diagnóstico de Necessidade de Crédito
Como podemos ajudar micro e pequenos empreendedores a identificar suas necessidades de crédito e comparar as diferentes linhas disponíveis?
Desafio 2
Organização Para Acesso a Crédito
Como podemos ajudar micro e pequenos empreendedores a se organizar para tomar crédito e comprovar sua capacidade de pagamento?
Desafio 3
Aval Solidário com Acompanhamento
Como podemos ajudar instituições credoras a viabilizar o aval solidário e acompanhamento de negócios para microempreendedores e informais?
Desafio 1
Diagnóstico de Necessidade de Crédito
Os participantes deste desafio deverão pensar em soluções digitais que ajudem empreendedores com o perfil mencionado acima a identificar suas necessidades de crédito e comparar as diferentes linhas existentes, melhorando a qualidade do acesso à informação e ao crédito para esse público. As soluções devem ser financeiramente sustentáveis, porém gratuitas para seus usuários. Para saber mais detalhes deste desafio, faça o download do briefing na seção de documentos do site.
Desafio 2
Organização Para Acesso a Crédito
Micro e pequenos empreendedores (MPEs) têm dificuldades enormes na gestão de seus negócios, as quais criam barreiras para acesso ao crédito para esse público. Sem a documentação financeira, administrativa e legal exigida pelas instituições credoras, nem registros financeiros que comprovem capacidade de pagamento, ficam para trás no acesso a capital e na corrida para garantir a sustentabilidade de seus negócios.
Exigências de documentação e garantia estão no topo da lista de gargalos para acesso a crédito. 66% das pequenas empresas afirmam que o excesso de exigências quanto a documentação foi um impedimento para aprovação de crédito, e 47% dizem que a falta de garantias ou exigências de garantia muito elevadas foram empecilhos.
Os participantes deste desafio deverão pensar em soluções digitais que facilitem que micro e pequenos empreendedores organizem alguma documentação contábil, administrativa ou legal que ajude a comprovar sua capacidade de pagamento de crédito . As soluções devem ser financeiramente sustentáveis, porém gratuitas para seus usuários. Para saber mais detalhes deste desafio, faça o download do briefing na seção de documentos do site.
Desafio 3
Aval Solidário com Acompanhamento
Os participantes deste desafio deverão pensar em soluções financeiramente sustentáveis e escaláveis cujo serviço permita avalizar e acompanhar o uso do crédito por informais e microempreendedores, simplificando e barateando esse processo de acompanhamento. Para saber mais detalhes deste desafio, faça o download do briefing na seção de documentos do site.
Cronograma
14
junho
Webinar de lançamento
Horário: 18h
No canal de YouTube da Enap.
Clique aqui para ver a gravação.
23
junho
1º Plantão de dúvidas
Horário: 18h30 no Zoom.
Clique aqui para ver a gravação.
30
junho
2º Plantão de dúvidas
Horário: 12h no Zoom.
Clique aqui para ver a gravação.
15
julho
Último plantão de dúvidas
Horário: 12h no Zoom.
Clique aqui para participar.
21
julho
Encerramento do prazo de submissão das propostas
Horário: 00h
09
agosto
Divulgação do resultado preliminar dos 5 finalistas
Horário: A partir das 13h
Clique aqui consultar
os finalistas preliminares.
10
agosto
Abertura do prazo para recurso sobre os 5 finalistas
Horário: 10h
12
agosto
Divulgação do resultado definitivo dos 5 finalistas
Horário: 18h
Clique aqui consultar
os finalistas.
17
agosto
Webinar de início da Segunda Fase
Horário: 12h
24
agosto
Formação sobre prototipagem
Horário: 14h
08
setembro
Formação sobre elaboração de pitches
Horário: 13h
15
setembro
Encerramento do prazo de submissão dos materiais da Segunda Fase
Horário: 00h
07
outubro
Cerimônia de premiação dos vencedores
Horário: 16h, ao vivo no YouTube da Enap.
Os 5 finalistas do Desafio 1 passam para a
Segunda Fase
Os 5 finalistas do Desafio 2 passam para a
Segunda Fase
Os 5 finalistas do Desafio 3 passam para a
Segunda Fase
Vencedores do
Desafio 1 participam do programa de aceleração da
Wylinka e o 1º lugar
recebe
R$ 50 mil
Vencedores do
Desafio 2 participam do programa de aceleração da
Wylinka e o 1º lugar
recebe
R$ 50 mil
Vencedores do
Desafio 3 participam do programa de aceleração da
Wylinka e o 1º lugar
recebe
R$ 50 mil
Perguntas Frequentes
A primeira fase acontece entre os dias 8 de junho e 21 de julho, e contempla a avaliação das propostas por meio das respostas ao formulário de inscrição e de um vídeo explicativo sobre a solução. Ao final dessa etapa, serão selecionadas 5 propostas finalistas por desafio.
A segunda fase acontece entre os dias 17 de agosto e 15 de setembro, e contempla a avaliação das propostas finalistas de acordo com pitches ou protótipos, a depender do desafio. Ao final dessa etapa, serão selecionados 3 vencedores para cada desafio.
I - Aderência da solução ao problema;
II - Viabilidade financeira;
III - Capacidade para o desenvolvimento da solução;
IV - Potencial de escala; e
V - Criatividade e inovação da solução.
Já para o Desafio 3 espera-se que os participantes desenvolvam um pitch sobre suas soluções.
Na segunda fase, são premiadas as três propostas melhor pontuadas para cada um dos Desafios 1, 2 e 3. Os primeiros lugares receberão o prêmio de R$ 50 mil e uma vaga nem um programa de aceleração de negócios da Wylinka.. Os segundo e terceiro lugares receberão uma vaga no programa de aceleração de negócios, que será detalhado em outro documento de chamamento público.
- Fomento à cultura empreendedora;
- Promoção de capacitações, mentorias e consultorias para evolução do modelo de negócio e criação de um produto mínimo viável;
- Conexão das as soluções geradas com empresas, órgãos públicos e outros parceiros para desenvolvimento e transferência de tecnologia.