Encontre a solução ideal para seu problema 


Crie um desafio de inovação aberta que solucione seu problema. Pode parecer difícil, mas você não está só. Vamos aprender juntos?

Veja em 2 minutos Lançar desafio

Passo a Passo para você lançar seu desafio:

Imagem de pessoas trabalhando num canva de projetos
Imagem com o fluxo de etapas para lançar um desafio

Prepare o terreno

Pense: qual problema publico tem potencial de ser resolvido por meio de inovação aberta? Como startups, ICTs e os cidadãos podem pensar em uma solução com você?

Mapeie os problemas

Agora é hora de transformar o problema em um desafio tangível. Reúna os insumos e informações suficientes para desenhar a competição

Desenhe a competição

Chegou o momento de definir o tipo de solução desejada. Escolha o perfil dos participantes, as fases da competição e os critérios de avaliação. Lembre-se de preparar o edital com as regras do seu desafio.

Lance seu desafio

A hora de fazer acontecer! Use todos os meios necessários para fazer o seu desafio bombar: redes sociais, eventos, notícias etc. Vale tudo para trazer participantes e suas propostas inovadoras.

Avalie as propostas

Com as propostas em mãos, você e seu time vão selecionar as soluções mais certeiras e conectadas com a realidade e reconhecer as ideias vencedoras.

Reconheça as conquistas

Agora é o grande momento dos solucionadores que enfrentaram seu desafio. Reconheça as ideias, seja premiando as soluções ou realizando uma cerimônia de encerramento da competição.

Leve o desafio adiante

O desafio não termina na premiação. Coloque a ideia em prática, registre tudo o que aconteceu, faça um balanço dos resultados e identifique boas práticas para futuros desafios.

Transparência e segurança em primeiro lugar

Inovar no setor público pede mais do que novas ideias, demanda novas formas de pensar, novas habilidades e práticas inéditas. Essa união na busca por soluções que mudam a vida da nossa gente exige transparência.

A Plataforma Desafios oferece um ambiente para gestores lançarem editais com autonomia, enquanto startups e Institutos de Tecnologia têm a oportunidade de fazer a diferença na sociedade e ganhar prêmios. Tudo isso por meio de processos que garantem segurança jurídica e flexibilidade para estabelecer parcerias e contratações.

O caminho para a inovação aberta é um desafio, mas pode contar com a gente nessa jornada.

Saiba mais
Imagem demonstrando a transparência e segurança em primeiro lugar

Entenda as modalidades que preparamos para você

Imagem

Autosserviço.

A gente te guia por toda a jornada.

Apoio via Plataforma Desafios
Acesso a conteúdos gratuitos
Lançamento e divulgação pela Plataforma Desafios
Quero começar
Imagem

Customizado

Crie um desafio sob medida para o seu problema

Processo completo
A partir do onboarding é iniciada a montagem do ciclo de inovação aberta como um todo
Acompanhamento personalizado
Quero começar

Qual a modalidade ideal para mim?

Podemos te ajudar a conhecer as modalidades de serviço da Plataforma Desafios e qual o melhor caminho para encontrar a solução que você precisa. Vamos juntos?

Saiba mais

Segurança jurídica e outras dúvidas respondidas

Sim, é seguro. A inovação aberta no setor público é respaldada por uma série de instrumentos jurídicos previstos no Marco Legal da Inovação (Lei nº 10.973/04 e suas alterações). Esses instrumentos garantem segurança jurídica para gestores públicos e empresas que participam, assegurando que os processos sejam transparentes e dentro da legislação. Além disso, aqui na Plataforma Desafios, estão reunidas ferramentas e metodologias que equilibram flexibilidade e segurança jurídica, permitindo parcerias sólidas e eficazes entre organizações e solucionadores.

A Enap, através da GNova e da Plataforma Desafios, atua como uma facilitadora da inovação aberta no setor público. Ela oferece suporte para gestores públicos, ajudando na criação e no lançamento de desafios de inovação, fornecendo ferramentas, mentorias e suporte técnico.

Sim, a Enap oferece total apoio na construção de desafios e na elaboração de briefings de inovação. Gestores públicos podem contar com a orientação de especialistas da GNova para estruturar os desafios de forma clara e estratégica, garantindo que as soluções propostas estejam alinhadas aos objetivos e necessidades reais da sociedade. O suporte inclui desde a definição do problema até a criação do edital e dos critérios de avaliação.

O DemoDay é evento em que pessoas físicas e, principalmente, startups, têm a oportunidade de demonstrar e apresentar seu negócio para investidores e, assim, podem angariar investimentos que podem ser utilizados no aprimoramento de seus produtos, processos e serviços inovadores.

A premiação é o atrativo principal para motivar proponentes Instrumentos jurídicos para inovação aberta A gestão do conhecimento diz respeito à consolidação de dados, documentos e entregas gerados ao longo do processo, e aumentar as chances de engajamento e participação. Por isso é preciso entender: os benefícios diretos e indiretos das premiações ao público-alvo; quais serão as contrapartidas dos participantes; e o que se pode oferecer, sejam recursos f inanceiros ou visibilidade aos vencedores, viagens, participações em congressos e trocas de experiências nacionais e internacionais. Para além de recompensas financeiras, observe-se que as premiações podem trazer um sentido importante de reconhecimento das organizações e profissionais envolvidos, razão pela qual deve ser pensada diante de cada caso concreto, considerando as características e expectativas do público-alvo.

Sim! Para te ajudar, nós criamos o e-book "Instrumentos Jurídicos para Inovação Aberta”, com modelagens legais para o contexto da inovação aberta no setor público. Nós disponibilizamos também outro material para facilitar o caminho da inovação: os “Modelos de instrumentos jurídicos e editais”. Com eles, você tem os documentos essenciais para montar seu desafio.
Imagem ao lado do FAQ sobre as principais questões

Você tem alguma dúvida?

A gente te ajuda a lançar seu desafio.