Startups são organizações desenhadas para terem um crescimento exponencial. Geralmente, têm um modelo de negócios replicáveis, escaláveis e de base tecnológica.
Ao mesmo tempo que desejam um crescimento exponencial, os empreendedores à frente das startups prezam pelo amadurecimento sustentável, para que investidores e atores do ecossistema consigam ver futuro na organização.
Veja a pílula contando mais sobre as startups feita pelo André Fróes, que é um dos fundadores e atual CEO da Cotidiano Aceleradora de startups, além de mentor da Modalidade Dedicada do projeto de lançamento de editais de inovação aberta da Enap.
No geral, o foco desse tipo de negócio é encontrar problemas que estão na nossa sociedade, criar e desenvolver soluções para ele. Não existe regra, mas a jornada de uma startup pode ser definida pelas seguintes etapas:
Outra métrica interessante é o Technology Readiness Level (TRL), amplamente conhecido por TRL. Essa ferramenta foi criada pela NASA com o objetivo de padronizar, com evidências objetivas de entrega, quão prontas as tecnologias estão para uma aplicação final. O TRL vai de valores de 1 a 9 em escala para representar as startups.
Fonte: CERTI - https://certi.org.br/blog/trl-desenvolvimento-projetos/
Uma das características mais fortes das startups são as pessoas que a compõem. A formação de times multidisciplinares é de extrema importância e faz com que as organizações consigam alcançar seus objetivos e resultados. André Fróes também trouxe uma pílula sobre esse assunto no vídeo abaixo.
Quer saber um pouco mais sobre o mundo das startups? Acesse aqui o episódio do Inovaflix com essa temática.
O seu conteúdo favorito é exibido na sua área logada.