media_files/1920x500_1.png
media_files/1920x500_1.png

Inteligência artificial: o que é e onde ela pode ser usada?

A inteligência artificial tem se mostrado como solução para diversos desafios, inclusive no setor público

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre inteligência artificial, a IA. Esse termo que ganhou muita força nos últimos tempos, se caracteriza pela capacidade de máquinas e computadores simularem uma inteligência semelhante à do ser humano. Isso faz com que essas máquinas possam realizar atividades complexas que antes, eram feitas apenas por nós.

Esse recurso está sendo utilizado em diversas áreas da economia para simplificar as tarefas do dia a dia, reduzir custos e impulsionar a inovação. A IA pode ser usada para inúmeras tarefas como análise de dados, atendimento ao cliente, automação de processos, detecção de fraudes, entre diversas outras.

O que é inteligência artificial?

De acordo com John McCarthy, cientista da computação e pioneiro da inteligência artificial, "é a ciência e engenharia da criação de máquinas inteligentes, especialmente programas de computação. Está relacionada à tarefa semelhante de usar computadores para entender a inteligência humana, mas a IA não precisa se limitar a métodos de observação biológica".

Para complementar essa definição, podemos dizer que a IA envolve a criação de algoritmos e modelos que permitem aos computadores aprender, raciocinar, perceber, compreender, tomar decisões e até mesmo interagir com humanos de maneira semelhante à inteligência humana.

Atualmente, existem diferentes abordagens e técnicas para implementar IA. Uma delas é o Machine Learning. Essa é uma área em que os sistemas são treinados com dados para aprender padrões e fazer previsões ou tomar decisões sem serem explicitamente programados para cada tarefa.

Em quais áreas a inteligência artificial pode ser explorada?

A inteligência artificial pode ser aplicada em diversos setores, incluindo saúde, finanças, manufatura, varejo, transporte, entre outros. Esse recurso tecnológico está sendo capaz de impulsionar a automação de tarefas, aprimorar a eficiência operacional, melhorar a experiência do cliente e possibilitar o desenvolvimento de novos produtos e serviços inovadores.

Além disso, IA também pode ser utilizada no setor público para resolver problemas como a prestação de serviços e a tomada de decisões. Nesse contexto, a Plataforma Desafios da ENAP lançou a Chamada Pública "Soluções de IA para o Poder Público". Trata-se de um modelo diferenciado de chamada de subvenção econômica, com foco no apoio a soluções tecnológicas a serem efetivamente demandadas pelas entidades da Administração Pública Federal. 

Essa Seleção Pública possui o objetivo de conceder recursos de subvenção econômica de até R$24 milhões, distribuídos entre 9 desafios tecnológicos apresentados pelas empresas públicas participantes. As inscrições vão até 11 de abril de 2024.

Para saber mais sobre a Chamada e os desafios, acesse este link.