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Como criar um plano de comunicação eficiente?

O primeiro passo é retomar a reflexão sobre quem são e onde estão os proponentes que queremos alcançar.

O conteúdo deste post foi adaptado do livro Inovação Aberta na Prática, escrito por Bruno Martins RizardiTomaz Vicente Santos, que será lançado em breve pela GNOVA/Enap, como parte da coleção Inovação na Prática. Confira os títulos já disponíveis clicando aqui

O processo de lançamento de um desafio não se limita a publicação do edital, é necessário estabelecer um plano de comunicação e engajamento, para garantir a participação do público-alvo. 

plano de comunicação

O objetivo do plano de comunicação é fazer com que o desafio de inovação aberta chegue ao público-alvo com potencial de propor boas soluções. Para alcançá-lo, é possível utilizar diferentes canais de comunicação, como redes sociais (Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter, etc), notícias em jornais, palestras em eventos, compartilhamento de ebooks/toolkits, webinars com especialistas ou atores-chave do desafio e até mesmo contato direto com potenciais proponentes, cuidando para que o contato seja apenas para fins de divulgação do desafio.

Elaborar um cronograma de comunicação e atividades de engajamento é um passo fundamental para uma estratégia de comunicação. Nele podem ser inseridas as datas nas quais cada postagem será feita, indicando qual canal de comunicação será utilizado para isso e qual conteúdo será apresentado. Um bom cronograma de comunicação proporciona aos proponentes o contato com o problema aos poucos, em pequenas cápsulas, cuidando para não assustá-los com um desafio muito grande de uma só vez. O cronograma ajuda a dar uma visão de como o problema irá, aos poucos, conquistar a atenção de potenciais participantes, gerar interesse de participação e convertê-los em participantes. Além disso, o cronograma possibilita estabelecer marcos e mensurar o alcance da comunicação, de modo a alterar a rota ainda em tempo de alcançar mais pessoas.

No início do processo os potenciais proponentes provavelmente ainda não sabem bem o que é inovação aberta - estão despertando o interesse para o assunto, por isso o objetivo inicial deve ser capturar a sua atenção. Mais adiante queremos fazê-los perceber que têm capacidades para resolver o desafio e que essa é uma boa oportunidade de negócio para eles.

O plano de comunicação é especialmente fundamental na fase de lançamento do desafio, que pode ser dividida em quatro grandes atividades:

  1. Ativação da comunidade: encontrar os espaços nos quais a comunidade de proponentes se concentra e avisá-los de que um desafio está por vir. Por vezes estas comunidades estão em sites específicos que facilitam sua interação, como github ou slack, por isso é importante conversar com lideranças da área para entender quais são estes canais e acessá-los antes mesmo do lançamento inicial do desafio.

  2. Lançamento inicial: a ideia desta etapa é mostrar para o potencial proponente que existem oportunidades para ele. O objetivo aqui é “gerar” essa vontade de potenciais participantes. A partir disso, começam a pesquisar e estudar mais sobre o que é inovação aberta, como participar e sobre quais desafios de inovação aberta disponíveis no "mercado". Para isso podem ser utilizados materiais sintéticos em canais de alta circulação como postagens em redes sociais e notícias em jornais de alta circulação.

  3. Geração de interesse: após ver que existem oportunidades no governo, o participante então busca conhecer mais sobre inovação aberta e se inscrever em alguns desafios em que poderia participar. Nesta etapa é importante que você consiga que o máximo de indivíduos/equipes possível faça um primeiro registro, seja num formulário ou numa plataforma online, demonstrando seu interesse em participar. Assim, garante-se maior diversidade de participantes, aumentando as chances de surgirem inovações no processo. Além disso, a taxa de conversão de inscritos corresponde ao número de inscritos, que também colabora para um desafio mais rico e competitivo. Aqui, ainda é recomendável utilizar canais de comunicação para redes específicas onde se encontram os proponentes, como postagens patrocinadas em redes sociais, divulgação por formadores de opinião no tema do desafio, newsletters institucionais, palestras em eventos de aceleradoras e webinars explicando a dinâmica de participação no desafio.

  4. Conversão: é hora de convencer que participar do seu desafio é a escolha certa. Para isso podem ser utilizados, além dos citados na etapa de lançamento inicial, contato direto com equipes que demonstraram interesse no desafio, webinars explicando a dinâmica de participação no desafio, webinars técnicos (com especialistas nos temas dos desafios), participação em eventos, lançamento de toolkits e ebooks que ajudem os proponentes a fazer boas propostas ou até contato direto com locais onde há grande concentração de potenciais participantes. Neste momento, os potenciais participantes submetem suas propostas a partir de uma ferramenta, como formulários, documentos padronizados via e-mail ou qualquer outro formato que esteja alinhado ao modelo do edital. É importante que esse processo gere uma boa experiência de usuário, a fim de evitar desistências na última fase de conversão.