media_files/fale_conosco.png
media_files/fale_conosco.png

Livros práticos sobre inovação aberta, aqui tem!

Lançamento da Plataforma Desafios 2.0 e dos livros “Gov.br/desafios: instrumentos jurídicos para inovação aberta” e “Inovação Aberta na Prática”

 

 A Plataforma Desafios teve sua versão beta lançada durante a Semana de Inovação de 2021 e após alguns meses de testes e desenvolvimentos, a Enap lançou a versão 2.0.

Agora a plataforma conta com um sistema para criação e lançamento de desafios por diferentes instituições públicas.

Com uma área reservada para que agentes públicos possam aprender o passo a passo para realização de competições de inovação aberta, o sistema traz várias ferramentas, modelos e funcionalidades para possibilitar o lançamento de desafios diretamente pela plataforma, na modalidade gratuita ou dedicada, ou seja, sem uma intervenção direta da Enap.

 

Cadastre-se e aproveite!

 

Esse lançamento está acompanhado de 2 livros que vão auxiliar ainda mais na compreensão da metodologia sistematizada para a Plataforma Desafios e nas possibilidades geradas pelo arcabouço jurídico brasileiro para que se utilize a inovação aberta como um caminho para a inovação no setor público.

 

Livro “Gov.br/desafios: instrumentos jurídicos para inovação aberta” - Escrito pela Carolina Mota Mourão, o livro apresenta a Plataforma Desafios, detalha as modelagens jurídicas existentes e aponta caminhos para a adoção de inovação aberta no setor público. Além disso, experiências nacionais e internacionais são apresentadas como referência e um modelo lógico que facilitará a tomada de decisão dos gestores públicos na busca por inovação aberta.

 

Livro “Inovação Aberta na Prática” - escrito por Bruno Martins Rizardi e Tomaz Vicente Santos, pensando em servidores e gestores públicos que gostariam de criar um ambiente de inovação aberta em um órgão público, seja ele municipal, estadual, distrital ou federal. Um dos maiores desafios de se implementar um projeto de inovação aberta é preparar o ambiente e aplicar as metodologias de forma prática. Por isso, este livro traz um passo a passo para quem quer começar a inovar em colaboração com atores externos ao governo.

 

Para o lançamento foi realizada uma conversa com os autores dos livros e demonstração da plataforma.

Assista aqui a live de lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=vNyu8CxUGZ0