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Qual é o papel de uma comissão avaliadora?

A avaliação deve ser transparente e coerente com os objetivos do desafio.

O conteúdo deste post foi adaptado do livro Inovação Aberta na Prática, escrito por Bruno Martins RizardiTomaz Vicente Santos, que será lançado em breve pela GNOVA/Enap, como parte da coleção Inovação na Prática. Confira os títulos já disponíveis clicando aqui

 

A banca avaliadora é a responsável por avaliar as diferentes propostas de solução. Por isso, é importante que ela seja constituída por perfis diversos, entre conhecedores do problema, do mercado de soluções disponíveis ou da realidade de implementação.

Alguns possíveis perfis que compõem a banca são:

  • Pesquisador(a): é a pessoa que traz uma bagagem de pesquisa sobre o problema;

  • Especialista(a): é a pessoa que conhece as diferentes tecnologias disponíveis no mercado que solucionam problemas semelhantes aos do desafio;

  • Tomador(a) de decisão: é a pessoa que é "dona do problema" e participará da implementação da solução para o problema, caso esta seja contratada.

Num primeiro momento, é válido convidar diversos potenciais participantes da banca para uma oficina na qual o desafio e as responsabilidades da banca avaliadora são apresentados e os interessados manifestem sua vontade de participar da banca. O ideal é contar com um número ímpar de pessoas na banca.

A banca pode ser formada por avaliadores pagos ou não, a depender da disponibilidade de recursos financeiros ou humanos.

Uma vez que a banca é formada, é feita uma triagem inicial das propostas de solução submetidas pelos proponentes para entender quais cumprem os critérios mínimos de qualidade para serem enviadas à banca. Feita a triagem, são montados cadernos de avaliação com as diferentes propostas, os quais são enviados para cada membro da banca avaliadora. Nos casos de produtos tecnológicos, como plataformas, os proponentes podem enviar um login e senha para que cada membro da banca teste o produto.

É elaborada uma ata contendo os resultados da avaliação, que é publicada como resultado preliminar, abrindo espaço para recursos. Ao final deste processo, é publicado o resultado final da avaliação.