media_files/images/banners/10/sobre.png
media_files/images/banners/10/sobre.png

Desafios é nosso nome. E é o que gostamos!

Inovação aberta para todos, para criar soluções inovadoras.

A Desafios é uma plataforma de inovação aberta que busca solucionar problemas públicos por meio da participação da sociedade.

Uma iniciativa como essa busca trazer mais inovação para o país e tem a GNova, Diretoria de Inovação da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), como protagonista desse movimento. O objetivo? Oferecer ajuda aos gestores públicos para inovar lado a lado com a sociedade, porque a inteligência coletiva tem muito mais potencial de surpreender. E inovar está ao alcance de qualquer pessoa.

Acreditamos que inovação aberta é o caminho para a solução de problemas públicos. Além de ser uma ótima forma de explorar novas perspectivas e encontrar caminhos que outros modelos de trabalho não permitiram encontrar. É por meio de processos de inovação aberta que novas ideias e novos projetos surgem, transformando o que antes era um problema em soluções inesperadas, com benefícios para todos.

Brasil, um país inovador. Desde sempre.

Alberto Santos Dumont foi um brasileiro que representou muito bem a criatividade tão natural a todos nós. Do chuveiro de água quente ao 14-Bis, o cientista e inventor sempre buscou por meio da inovação descobrir novas rotas para suas invenções: famosos balões (os Dirigíveis), novos motores, propulsores, hélices e trens de pouso, diferentes aeroplanos. Tudo isso, inovação de um brasileiro, o pai da aviação - ou poderíamos aqui chamar de pai da inovação?

Nos últimos 10 anos, diversos governos ao redor do mundo têm instituído plataformas de inovação aberta para criar soluções menos óbvias. Essas experiências se mostraram bastante eficientes para aumentar o nível de conhecimento e engajamento das pessoas e, assim, acelerar mudanças, trazendo novas alternativas para problemas complexos.

Reconhecimento

 

Selo Ouro Conexao Inova

 

A Enap recebeu o 1º lugar em “Inovação aberta e contratação de soluções tecnológicas”, com a Plataforma gov.br/Desafios (Inovação aberta) no 4º Prêmio Conexão Inova, anunciado no dia 29 de novembro de 2023. A iniciativa é uma realização do Conexão Inovação Pública, uma rede de inovação do setor público formada por pessoas, servidoras públicas ou não, de todo o Brasil que tem o propósito de facilitar o engajamento e o aprimoramento de agentes públicos para fornecer ao cidadão melhores serviços públicos.

 

pmmlogo3c2

A Plataforma Gov.br/Desafios foi consagrada vencedora da categoria Organização Pública do “Prêmio Marco Maciel: Ética e Transparência na Relação Público-Privada”, em 30 de agosto de 2023, em Brasília (DF). A premiação é promovida pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), com o objetivo reconhecer e divulgar as melhores práticas realizadas pelas organizações e instituições que atuaram segundo os princípios da ética, transparência, diálogo e responsabilidade social, visando incentivar as boas práticas no setor.

 

Quer se juntar?

Se você faz parte do governo e quer propor um desafio de inovação aberta, entre em contato no nosso ambiente voltado para governo e descubra por onde começar.

Agora, se você quer construir soluções fora do comum, impactar a realidade do país e concorrer a prêmios, confira os desafios abertos, monte seu time e se prepare para fazer a diferença.