Aprenda mais sobre inovação aberta e como lançar o seu Desafio!
Aprenda mais sobre inovação aberta e como lançar o seu Desafio!

Aprenda mais sobre inovação aberta e como lançar o seu Desafio!

Sobre a nossa metodologia

Um ciclo de inovação aberta parte sempre de um problema a ser resolvido e termina em um processo de reconhecimento da melhor proposta para a solução.


Lançada em 2019, pela GNova Inovação Aberta, área da Diretoria de Inovação da Enap, o objetivo da plataforma é oferecer ajuda aos gestores públicos para inovar lado a lado com a sociedade, porque a inteligência coletiva tem muito mais potencial de surpreender. 

Para alcançar esse objetivo e gerar capacidade nos órgãos para realização de prêmios e competições de inovação aberta, a Gnova Inovação Aberta sistematizou metodologias e ferramentas que vão guiar o time de inovação nessa jornada.

É importante ressaltar que o modelo utilizado foi sistematizado pela Enap e não corresponde à única forma de aplicar desafios públicos de inovação aberta. Existem diversos outros modelos em governos estaduais e municipais no Brasil e no mundo, e esta é apenas uma forma de ver e fazer.

A nossa jornada usual de um desafio acontece em 3 grandes fases: a preparação, o lançamento e a premiação

Na primeira fase, de preparação, é muito importante um alinhamento entre todos os atores envolvidos no processo, especialmente os "donos do problema", que devem estar dispostos a fornecer informações e participar ativamente na definição do desafio público e na seleção da solução. Se houver uma intenção de contratação da solução após o desafio, a organização demandante deverá se preparar para um processo licitatório, para utilizar instrumentos como o marco legal das startups, ou ainda buscar outras formas de incorporação via programas de investimento ou apoio de organismos multilaterais.

Já o lançamento é uma fase de intensa interação com os atores externos, no qual o principal objetivo é fomentar o maior número de submissões para o desafio, sempre buscando também a qualidade das submissões, para aumentar as chances de sucesso na aderência entre desafio e solução. Essa fase pode ser desafiadora, pois exige que a instituição se comunique e movimente diretamente o ecossistema de inovação relacionado ao desafio, a partir de campanhas, anúncios, eventos ou ainda prospecção de organizações com potencial para solucionar o problema.

Por fim, a premiação é a fase final, com uma análise das submissões sobre aspectos não somente técnicos, como de potencial de escala e sustentabilidade da solução no ambiente da gestão pública. Essa fase pode se dar de diversas formas, com programas que realizem pilotos e demonstrações, apresentações da solução para uma banca, análise de documentos ou ainda votações públicas. O formato de seleção dependerá do formato do desafio e estratégia do órgão. Selecionada a solução ou conjunto de soluções aderentes, o órgão público poderá encaminhar para uma premiação, reconhecimento, programa de investimento ou aceleração ou ainda contratação pública.

Na Plataforma Desafios você pode aprendar mais sobre inovação aberta, sobre a nossa metodologia e lançar o seu próprio desafio!

No nível Gratuito disponíbilizamos um toolkit com o passo a passo dessas fases, incluindo diversas ferramentas e conteúdos adicionais.

Nas outras modalidades oferecemos outros tipos de apoio para quem quiser lançar o seu desafio. Confira!

Gratuito
Gratuito
Autosserviço
  • Acesso ao toolkit
  • Mentoria
  • Divulgação do desafio
  • Gestão do projeto
Dedicado
Dedicado
Sujeito a chamada de projetos
  • Acesso ao toolkit
  • Mentoria
  • Divulgação do desafio
  • Gestão do projeto
Especial
Especial
Sujeito a chamada de projetos
  • Acesse o toolkit
  • Mentoria
  • Divulgação do desafio
  • Gestão do projeto
Customizado
Customizado
100% para você
  • Serviço totalmente customizado para as suas necessidades

Vamos falar?

Envie sua mensagem que a gente entra em contato o mais rápido possível, ou  cadastre-se para receber as novidades da Plataforma Desafios