media_files/images/blog/2023/Feira_Reversa/blog1-1920x500.png
media_files/images/blog/2023/Feira_Reversa/blog1-1920x500.png

Parceria de Inovação Aberta da GNova com o Impact Hub Brasil

Descubra o que é Inovação Aberta e como funcionará essa Estratégia

Em 2023, a GNova (Diretoria de Inovação da Enap) iniciou uma parceria com o Impact Hub Brasil, por meio de um Termo de Colaboração, para execução da Estratégia de Inovação Aberta para o governo. As organizações já haviam atuado juntas entre março e outubro de 2022 em um projeto piloto referente a desafios de inovação aberta em organizações públicas e a utilização da plataforma desafios.

O objetivo foi solucionar problemas públicos por meio da participação da sociedade, trazendo mais inovação para o país. Assim, organizações governamentais propuseram desafios para a construção de soluções para problemas reais, por meio de metodologias e ferramentas de inovação tendo como base o Design Centrado em Pessoas (Human Centered Design). 

Confira, neste artigo, como será realizada a Estratégia, o que é inovação aberta e quais são os parceiros envolvidos.

O que é Inovação Aberta?

A inovação aberta é uma abordagem estratégica adotada por organizações para desenvolver novas ideias, produtos e serviços. Isso acontece através da colaboração com stakeholders, como clientes, fornecedores, universidades, startups e até mesmo concorrentes. Em vez de depender exclusivamente de recursos internos, as empresas que adotam a inovação aberta buscam ativamente ideias e conhecimentos externos para impulsionar a inovação e a colaboração.

A ideia é que, ao abrir as portas para ideias e contribuições externas, as empresas podem reduzir custos e aumentar a probabilidade de sucesso. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo parcerias estratégicas, programas de aceleração de startups, hackathons e concursos de inovação.

No governo, a adoção de práticas e políticas que permitem e incentivam a colaboração entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil resolve problemas e promove mudanças positivas. 

Ao contrário do modelo tradicional em que o governo desenvolve soluções internamente, a inovação aberta reconhece que ideias e recursos valiosos podem existir fora das estruturas governamentais.

A Estratégia de Inovação Aberta e linhas de ação

De 2023 a 2028, o Impact Hub irá atuar junto à Enap na implementação de Estratégia de Inovação Aberta. O compromisso com esse projeto é fomentar, de forma inclusiva, a colaboração e a cocriação entre governo, empreendedores, startups, empresas, pesquisadores, acadêmicos e cidadãos engajados na busca de soluções inovadoras para desafios públicos.

A Estratégia está dividida em 3 linhas de ação, confira quais são:

 

1) Gestão e execução de prêmios e competições de inovação aberta

Na primeira linha, serão realizados prêmios e competições de inovação aberta para a solução de problemas públicos. Além disso, será oferecido suporte e desenvolvimento da plataforma desafios e o aprimoramento das metodologias e caixa de ferramentas.

 

2) Hub de empreendedorismo inovador para problemas públicos

Com o objetivo de realizar ciclos de ideação, pré-aceleração e aceleração de negócios e soluções inovadoras, essa linha de ação precisa endereçar problemas públicos de eventos voltados à conexão de negócios com outros atores do ecossistema de inovação. Além de ações para a promoção de capacidades institucionais para contratação de inovação no setor público.

Durante os 5 anos da parceria entre Impact Hub e Enap na atuação do projeto, serão promovidos 15 ciclos de ideação, aceleração ou incubação. A ideia é que grande parte dos problemas e startups identificadas venham dos desafios realizados referentes à 1ª linha de ação.

 

3) Biblioteca do futuro e laboratório aberto de prototipação e cocriação

Nessa etapa, será feita a gestão de espaços da Biblioteca do Futuro da Enap e laboratório aberto de prototipação e cocriação. Além disso, haverá a realização de eventos sobre problemas públicos e políticas públicas para inovação no setor público, realização de atividades formativas, mostras e outras atividades culturais. 



Quais são os parceiros da Estratégia de Inovação Aberta

A GNova, a diretoria de inovação da Enap, foi concebida inicialmente como o laboratório de inovação pioneiro do governo federal brasileiro, vem atuando como um agente de mudança importante, evoluindo e diversificando suas frentes de atuação ao longo desses anos, fortalecendo o papel de liderança no ecossistema de inovação em governo, tanto em nível nacional, como em nível estadual e municipal. A ampla atuação da GNova é conduzida pelas 5 áreas da diretoria: Comunidades, Pessoas, Laboratório, Transformação Governamental e Inovação Aberta, essa que terá maior atuação dentro dessa colaboração.

Outro parceiro é o Impact Hub, uma organização global de espaços colaborativos, comunidades empreendedoras e programas de capacitação que inspiram, conectam e geram impacto. Hoje, a organização já conta com mais de 16.500 membros e tem vários Hubs espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Quer ficar por dentro das novidades da Plataforma Desafios? Cadastre-se no site!

 

desafios.enap.gov.br/