media_files/images/blog/2021/10/Banner_Modelos.jpg
media_files/images/blog/2021/10/Banner_Modelos.jpg

Quais são os modelos mais comuns de competições de inovação aberta?

A modelagem, ou desenho da competição, é a etapa que dá forma e concretude ao ciclo de inovação aberta.

Cada desafio precisa ser pensado e customizado para alcançar de fato os seus objetivos. Quantas fases terá a competição? Quem é o público-alvo? Quais soluções se esperar receber no final? Tudo isso vai depender do problema público que se quer resolver e dos recursos disponíveis para realização da competição, entre outras coisas. Dito isso, existem formatos consagrados para competições de inovação aberta. Vamos conhecer eles?

Modelos consagrados

Maratona

maratona

Maratonas são eventos de inovação intensivos, normalmente de curta duração, nos quais equipes tentam resolver determinado desafio apresentado pela organização do evento. As maratonas podem ser de diversos tipos, como hackathons (focadas em programação), datathon (focadas em ciência de dados) designathons (focados em design), entre outras derivações.

Um papel importante de organizadores de maratonas é ajudar pessoas interessadas em participar do desafio a formar times. É comum que as pessoas queiram participar das maratonas mas não conheçam outras pessoas para formar um time. Por isso, a organização do evento deve determinar os temas ou desafios a serem abordados de forma prévia, abrindo inscrições para a formação de times com formações diversas, formados por designers, programadores, gestores de negócios, usuários, entre outros - a depender do desafio em questão. Isso facilita para que sejam formados times diversos e com alto potencial de propor boas soluções. Maratonas não costumam ser faseadas, mas em geral são supervisionadas. Também é normal que haja diferentes faixas de premiação para o primeiro, segundo e terceiro colocados nas maratonas.

Demo Day

demoday

Demo Day (dia de demonstração) é um evento no qual empreendedores apresentam suas soluções prontas para o público, em especial a potenciais investidores. O objetivo do Demo Day é mostrar o potencial de suas soluções e escalar seus negócios através de investimentos ou oportunidades para escalar sua operação - e também são uma ótima oportunidade de networking. No panorama de desafios de inovação aberta, o DemoDay pode ser um ótimo espaço para demonstração de soluções que respondam a determinadas situações ou problemas propostos pela organização.

A dinâmica desses eventos é em torno dos empreendedores e seus pitches, ou seja, apresentações curtas e diretas que explicam o negócio, sua solução, planos de escalabilidade e porque seria uma boa oportunidade de investimento. Um bom pitch deve durar de 3 a 5 minutos e conter:

  • O problema que será resolvido pelo empreendimento

  • O potencial do mercado a ser explorado pela solução

  • O diferencial competitivo da empresa

  • O público-alvo da solução

Bootcamp

bootcamp

Bootcamps (campos de treinamento) são trilhas intensivas de treinamentos, nos quais soluções são elaboradas ao longo do desafio. Com abordagem de aprendizagem baseada em projetos, os participantes aprendem diversas habilidades e competências a partir da elaboração de uma solução para o desafio em questão. Os bootcamps podem ter diferentes resultados esperados: desde transformar dados públicos em análises valiosas para o governo até prototipar e testar soluções tecnológicas, por exemplo. Ao final do bootcamp, os participantes apresentam o resultado de seus projetos, que podem ser premiados.