Como fazer uma desk research eficaz, enriquecendo sua pesquisa?
Também conhecida como pesquisa secundária pode ser um ótimo ponto de partida para analisar um problema.
Enquanto a pesquisa primária envolve a geração de dados, a pesquisa secundária usa as pesquisa primárias como uma fonte de dados para análise. É uma forma de buscar o que já foi estudado, analisado ou considerado com relação ao problema ou desafio público que se deseja pesquisar.
Após definir o foco principal, procure fontes confiáveis de informações.
Ao conduzir pesquisas secundárias, os pesquisadores podem extrair dados de artigos acadêmicos publicados, documentos governamentais, bancos de dados estatísticos e registros históricos. Repositórios digitiais de universidades e sites governamentais são ótimas fontes de informação, assim como material de mídia que serve como banco de dados, como jornais e revistas..
Outra dica é também procurar informações que forneçam pontos de vista diferentes para a pergunta que o time quer responder. Lembre-se que, durante uma pesquisa, é fundamental estar aberto a todo tipo de resposta, tanto positiva quanto negativa.
Buscar informações de projetos internos da própria organização também é bastante recomendável para entender as ideias, oportunidades e dificuldades que foram enfrentadas em projetos passados e que podem ajudar nas tomadas de decisão do projeto atual.
Passo a passo:
1) Defina o objetivo da sua pesquisa
2) Mapeie as fontes pelas quais você efetuará a pesquisa
3) Defina palavras-chave que irão auxiliar na pesquisa
4) Estabeleça um prazo
5) Faça as buscas nas fontes selecionadas
6) Sistematize os achados e análise o que a pesquisa trouxe de novidade, o que ela confirmou, o que ela descontruiu.
7) Planeje os próximos passos