media_files/images/blog/2022/jacek-dylag-unsplash-desktop.jpg
media_files/images/blog/2022/jacek-dylag-unsplash-desktop.jpg

Como identificar personas para o seu desafio?

Personas são representações de pessoas para idealizar uma situação.

No caso de desafios de inovação aberta, busca-se entender mais sobre quem sofre de fato com o problema levantado e quem de fato vai receber a solução esperada do desafio.

Criar uma boa persona traz facilidade para as proponentes do seu desafio entenderem e conseguirem entregar melhores propostas e resultados. Nossa especialista, Joselene Lemos trouxe em uma pílula a importância de ter uma persona do desafio bem definida.

Ferramentas

Para identificar personas para seu desafio é recomendável utilizar-se de algumas ferramentas, que inclusive podem ser acessadas no toolkit fornecido pela Enap, dentre elas: 

  • Entrevistas direcionadas;
  • Mapa de empatia.

Entrevistas direcionadas

As entrevistas direcionadas são utilizadas para que se possa entender as percepções que as pessoas que lidam com o problema diretamente têm. 

Algumas etapas importantes para a entrevista: mapeamento das pessoas a serem entrevistadas, preparação de roteiros e de fato ir a "campo" para realizar as entrevistas. É possível encontrar aqui um roteiro modelo para utilização.

Mapa de Empatia

O mapa da empatia é uma ferramenta para aprofundamento das características do seu público alvo/persona. 

A ferramenta é baseada em colocar-se no lugar do seu público para responder perguntas relacionadas ao problema que enfrenta. 

Este é o framework utilizado para preenchimento do mapa da empatia, para saber um pouco mais sobre o passo-a-passo para seu preenchimento, acesse o documento presente no toolkit fornecido pela Enap.