Como identificar personas para o seu desafio?
Personas são representações de pessoas para idealizar uma situação.
No caso de desafios de inovação aberta, busca-se entender mais sobre quem sofre de fato com o problema levantado e quem de fato vai receber a solução esperada do desafio.
Criar uma boa persona traz facilidade para as proponentes do seu desafio entenderem e conseguirem entregar melhores propostas e resultados. Nossa especialista, Joselene Lemos trouxe em uma pílula a importância de ter uma persona do desafio bem definida.
Ferramentas
Para identificar personas para seu desafio é recomendável utilizar-se de algumas ferramentas, que inclusive podem ser acessadas no toolkit fornecido pela Enap, dentre elas:
- Entrevistas direcionadas;
- Mapa de empatia.
Entrevistas direcionadas
As entrevistas direcionadas são utilizadas para que se possa entender as percepções que as pessoas que lidam com o problema diretamente têm.
Algumas etapas importantes para a entrevista: mapeamento das pessoas a serem entrevistadas, preparação de roteiros e de fato ir a "campo" para realizar as entrevistas. É possível encontrar aqui um roteiro modelo para utilização.
Mapa de Empatia
O mapa da empatia é uma ferramenta para aprofundamento das características do seu público alvo/persona.
A ferramenta é baseada em colocar-se no lugar do seu público para responder perguntas relacionadas ao problema que enfrenta.
Este é o framework utilizado para preenchimento do mapa da empatia, para saber um pouco mais sobre o passo-a-passo para seu preenchimento, acesse o documento presente no toolkit fornecido pela Enap.