media_files/blog4_1920X500.png
media_files/blog4_1920X500.png

GovTech: quem são essas empresas que estão modernizando os governos

Saiba porque o ecossistema GovTech está em alta e descubra quais são as principais startups desse meio

 

A tecnologia é uma ótima aliada na solução de problemas, seja no serviço público, quanto no privado. Os recursos que ela oferece são capazes de proporcionar melhorias significativas na prestação de serviços.


Diversas startups trabalham com tecnologia e inovação focadas em soluções para o governo. Algumas dessas empresas fazem parte do ecossistema GovTech.

 

O que é o ecossistema GovTech?

O ecossistema GovTech refere-se ao conjunto de empresas, organizações e entidades que operam no setor de tecnologia para governos. Essas empresas desenvolvem soluções tecnológicas voltadas para melhorar a eficiência, transparência e qualidade dos serviços prestados pelos governos em diversas áreas como saúde, educação, segurança pública, administração pública, entre outras.

O termo "GovTech" é uma combinação das palavras "Governo" e "Tecnologia" e está associado ao uso de tecnologias inovadoras como inteligência artificial e análise de dados para modernizar e otimizar as operações governamentais.

Dentro do ecossistema GovTech, podem existir diferentes tipos de empresas e organizações, incluindo startups, empresas de tecnologia estabelecidas, consultorias especializadas, laboratórios de inovação e agências governamentais dedicadas ao desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas.

A crescente digitalização de serviços e processos na sociedade tem impulsionado a demanda por transformação digital do setor público. Nesse contexto, as GovTechs desempenham um papel fundamental ao ser parte dessa transformação, promovendo a digitalização dos serviços e processos do setor público, proporcionando maior transparência, qualidade, agilidade, confiabilidade e acessibilidade aos serviços públicos.

Mapa GovTech

O Mapa GovTech é realizado pelo BrazilLAB com apoio da Oracle e tem como objetivo apresentar o estágio atual do ecossistema GovTech no Brasil. Esse estudo apresenta uma análise da legislação e dos investimentos neste segmento. Além disso, o Mapa identifica as principais empresas (startups e PMEs) que usam a tecnologia e a inovação para desenvolver soluções para problemas públicos no Brasil e as principais iniciativas de inovação promovidas pelo Poder Público no país.

Nesse Mapa vai ser possível encontrar:

  • Lista de startups e PMEs do ecossistema GovTech em destaque e seção "Para Ficar de Olho".
  • Iniciativas de inovação do Poder Público em destaque no ecossistema GovTech;
  • Oportunidades, desafios e tendências para do ecossistema GovTech no Brasil;
  • Avanços na Legislação e Investimentos no mercado.

De acordo com o estudo, mais de 470 startups e PMEs oferecem atualmente soluções para desafios públicos, tendo ao longo dos últimos 4 anos prestado serviços, colaborado de alguma forma ou manifestado interesse em colaborar com entes públicos no Brasil. O número é aproximadamente seis vezes maior do que o número de empresas mapeadas em 2020 no estudo pioneiro feito sobre o  tema no Brasil.  

“O Mapa GovTech tem uma importância fundamental por ser a mais abrangente radiografia já feita sobre o estágio atual do ecossistema de startups e iniciativas do Poder Público ligadas à temática de inovação e transformação digital. Informação de qualidade é fundamental para tomada de decisão pelos atores envolvidos nesse segmento, especialmente empresas, governos e investidores. Esperamos qualificar o debate público relacionado à pauta GovTech no Brasil, ampliando as conexões público-privadas tão necessárias para o avanço dessa agenda", afirma Guilherme Dominguez, CEO do BrazilLAB.

Para conferir diversos conteúdos sobre o ecossistema GovTech, você pode baixar o Mapa GovTech Brasil 2024 gratuitamente.


Baixe aqui