Como fazer uma boa pesquisa de mercado?
Quer conhecer mais ferramentas?
A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para que se possa entender mais sobre o problema e as possíveis soluções para o mesmo. Com uma boa pesquisa de mercado é possível compreender o que já existe e o quão inovadora a solução esperada precisa ser.
É importante definir premissas que vão ser utilizadas para pesquisa de mercado:
- Nível de Maturidade tecnológica esperado da Startup
Em nosso artigo "Entendendo mais sobre Startups" explicamos sobre a jornada das startups e sobre o Technology Readiness Level (TRL), acesse aqui.
Definindo bem o TRL esperado para solução/Startup pode-se refinar a busca por soluções ou startups que se enquadrem na expectativa da organização. Por exemplo, caso a organização não tenha um nível de abertura à inovação, pode delimitar um TRL mais alto, ou seja, uma solução que já tenha certo grau de maturidade/teste.
- Área tecnológica da Startup
Para facilitar as buscas à serem realizadas é importante definir a/as áreas tecnológicas da solução esperada, aqui vão alguns exemplos de área tecnológica que podem ser avaliadas:
- Govtechs;
- Fintechs;
- Edtechs;
- Martechs;
- Entre outras.
Bases de dados
Atualmente, existem diversas bases de startups que podem ser utilizadas em pesquisas de mercado. A partir das premissas definidas podem ser utilizadas como filtro na hora de buscar startups atuantes no mercado.
Bases gratuitas que podem ser utilizadas:
O BrazilLAB é um hub de inovação que acelera soluções e conecta empreendedores com o Poder Público. Tem o objetivo de estimular no Brasil uma cultura voltada para a inovação neste setor. Tem como missão fomentar a inovação dentro do governo, por meio da mobilização, conexão e empoderamento de diferentes atores da sociedade. E busca transformar o setor público brasileiro por meio de tecnologias emergentes e da inovação.
O StartupBase é uma das maiores bases de dados gratuitas do ecossistema brasileiro com mais de 12 mil startups cadastradas. A plataforma foi desenvolvida pela ABStartups - Associação Brasileira de Startups com o apoio da empresa AMBEV.
Entendendo os resultados
A partir das pesquisas, utilizamos o Termômetro de Mercado para sistematizar e entender o que foi encontrado nas buscas realizadas.
No termômetro existem 6 categorias para enquadrar o que foi encontrado no mercado com base no seu problema/desafio atual:
A partir deste entendimento, é possível dirigir e definir o que precisa ser refinado em seu problema e onde podemos buscar possíveis proponentes para o desafio.