media_files/images/banners/Opções_Ana_Gomes/desafios_2.png
media_files/images/banners/Opções_Ana_Gomes/desafios_2.png

Definindo Critérios de Avaliação

A definição de critérios de avaliação é uma das partes mais importantes para se lançar um bom desafio de inovação aberta. 

É importante que as empresas/organizações proponentes do seu desafio tenham clareza do que vai ser avaliado e do que elas precisam entregar em cada uma das etapas do processo. 

Para que se possa montar critérios de avaliação, é importante que a organização entenda a solução esperada e o que já se tem no mercado para servir como parâmetro. O entendimento do Technology Readiness Level (TRL) esperado da solução é de extrema importância. Para entender um pouco mais sobre o TRL e o mundo das startups, acesse aqui.

Além de critérios sobre a solução, como potencial de escalabilidade, nível de inovação e viabilidade financeira é importante que a equipe e as pessoas por trás da proposta sejam avaliados. Perfil empreendedor e a maturidade do time são pontos essenciais para que a solução seja desenvolvida e o resultado final do desafio seja positivo. Mas como avaliar isto? 

Para que seja possível entender essas características é importante entender os objetivos do time formado e quem é a liderança desta equipe. Assim é possível entender se há uma adequação com os objetivos do desafio e o comprometimento em entregar a melhor solução possível. 

Outro ponto importante é a multidisciplinaridade do time, no geral, times diversos fazem com que se consiga ter vários olhares diferentes sobre o mesmo desafio, trazendo assim, normalmente, soluções mais completas. 

Algo essencial para avaliação de critérios são os anexos que podem ser pedidos via edital. Por exemplo, para uma análise de viabilidade é importante entender os números por trás da solução, expectativas de custos, receitas, etc. Por isso é usual que sejam fornecidas planilhas com essas informações, o que vai facilitar o julgamento da Banca Avaliadora.

Para saber mais sobre Critérios de Avaliação e também sobre formação de Banca Avaliadora, acesse o último episódio desta temporada do Inovaflix, com Rogério Saab, especialista no assunto, no canal do youtube da Enap, neste link aqui.