media_files/images/blog/2023/IA_e_inovação_aberta/Blog_-_Inteligência_artificial_e_a_inovação_aberta_-_12-07_-_1920_x_500.png
media_files/images/blog/2023/IA_e_inovação_aberta/Blog_-_Inteligência_artificial_e_a_inovação_aberta_-_12-07_-_1920_x_500.png

A inteligência artificial e a inovação aberta

As oportunidades da inovação aberta para a aquisição de soluções de IA para o governo

A era digital tem transformado radicalmente a maneira como os governos operam, buscando constantemente inovações para enfrentar os desafios da administração pública. Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) tem se destacado como uma poderosa ferramenta capaz de impulsionar a resolução de problemas públicos de forma eficiente. Neste post, exploraremos a oportunidade de desenvolvimento de soluções de IA por meio da inovação aberta, proporcionando soluções inteligentes e promovendo uma administração pública mais transparente e eficiente.

O uso da inovação aberta para aquisição de soluções de IA

A inovação aberta é um conceito que envolve a colaboração entre o setor público, empresas privadas, academia e a sociedade civil e tem ganhado espaço, em especial, no desenvolvimento de soluções tecnológicas para governos. Essa abordagem é indicada para solução de problemas complexos, em especial aqueles em que não há soluções disponíveis no mercado. Aí entra o elemento inovação, uma vez que são criados produtos e processos novos para resolução de problemas.

A inovação aberta é especialmente adequada para o desenvolvimento de soluções de IA devido a três razões fundamentais: 

  • Personalização das soluções de IA: de acordo com as necessidades específicas de cada entidade pública e seus desafios individuais. Cada problema enfrentado requer uma abordagem única, e a inovação aberta facilita a adaptação e a customização das soluções de IA para garantir uma resposta precisa e eficiente. A partir do uso da inovação aberta, é possível a apresentação do problema público a ser resolvido por IA cabendo à sociedade a apresentação de soluções diversas.
  • O estímulo à criatividade: através da colaboração com diferentes atores, como empresas, startups e especialistas, a inovação aberta oferece um ambiente propício para a troca de ideias e o surgimento de abordagens criativas. Isso permite explorar diversas perspectivas e soluções não convencionais, impulsionando a capacidade de inovar em IA.
  • Agilidade na aquisição de soluções ainda inexistentes: a inovação aberta promove não só o uso da criatividade para resolver problemas, mas também a criação de soluções para problemas inéditos. O fato da IA ser algo em expansão traz uma dimensão de novidade no uso dessa tecnologia, consequentemente, soluções de mercado ainda estão em desenvolvimento. A inovação aberta torna possível a atuação da sociedade civil na criação de inovação direcionada às necessidades bem definidas das entidades públicas, podendo resultar em contrapartidas financeiras que justifiquem o investimento no desenvolvimento.

 As experiências de inovação aberta no governo para criação de soluções de IA

Um exemplo inspirador desse movimento é a recente notícia divulgada pelo governo federal, disponível em aqui, sobre a contratação de oito startups para o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial voltadas para entidades públicas federais. Essa iniciativa, que foi fruto de uma parceria entre MCTI, SGD/MGI, Enap e Finep, é o resultado da primeira rodada de desafios de IA. Para a próxima rodada de seleção de startups, foram selecionadas dificuldades de dez entidades públicas como o Ministério da Agricultura e a Receita Federal, com previsão de publicação do edital para o segundo semestre de 2023. Além desta, ainda está prevista outra rodada até o final de 2023.

As parcerias firmadas com essas startups de alto potencial demonstram o compromisso com a colaboração e a adoção de práticas de inovação. Através da inovação aberta, o governo alcança o talento e a criatividade dessas empresas emergentes, incentivando a cocriação de soluções que possam impactar positivamente a vida dos cidadãos.

A inteligência artificial adquirida por meio da inovação aberta pode ter papel central na transformação digital dos governos, tornando-os mais eficientes, transparentes e voltados para a solução de problemas públicos. A colaboração entre o setor público, startups e a sociedade civil impulsiona a criatividade e a inovação para a geração de resultados significativos no aumento da eficiência da administração pública, gerando maior valor nos serviços públicos para os cidadãos.

Gestor público, já pensou em solucionar problemas da sua entidade com o uso de IA? Na Plataforma Desafios é possível lançar um desafio público de inovação aberta para a sociedade propor soluções com uso de IA. 
 

Conheça a jornada de lançamento de um desafio e veja como é fácil!

Confira os desafios de inovação aberta de IA lançados:

Uso de IA para análise de reclamação digital de clientes de operadoras de saúde

Uso de IA para assistente de alteração de dados cadastrais para entidades reguladas pela ANS

Uso de IA para análise qualitativa de contribuições da sociedade à ANS

Uso de IA para análise de processos de ressarcimento ao SUS

IA para avaliação de autorizações de funcionamento de empresas

ChatBot para atendimento e disponibilização de informações para o cidadão

Monitoramento da conformidade de empresas por meio de modelo preditivo de risco sanitário

Aprimoramento do monitoramento pós-comercialização de produtos sujeitos à vigilância sanitária

Uso de IA para análise de dados e documentos de certificação de produtos de pesca

Uso de IA para auxiliar o Mapa na fiscalização de atividades aeroagrícolas

Assistente de pesquisa inteligente do Observatório da Agropecuária Brasileira

Uso de IA para identificação de tendências tecnológicas e de mercado para o Agro 4.0


Quem escreveu esse conteúdo?


Luís Guilherme Izycki 

Formado em engenharia elétrica pela UTFPR, com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUCRS e mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento no IPEA, é servidor público federal desde 2016, atuando no Ministério do Planejamento, Ministério da Economia e Ministério da Saúde nas áreas de compras públicas e inovação. Foi vencedor do 22º Concurso de Inovação no Setor Público da Enap e parte da banca julgadora de concursos de inovação na administração pública. Atualmente é Assessor Técnico na GNova Inovação Aberta, facilitador, pesquisador e autor de publicações nas áreas de compras públicas, inovação e modernização da administração pública.