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Como fazer uma boa pesquisa de mercado?

Quer conhecer mais ferramentas?

Nos projetos de desafios de inovação aberta apoiados pela Enap, é utilizada uma metodologia com 7 etapas. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre uma das ferramentas presentes, a Pesquisa de Mercado.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para que se possa entender mais sobre o problema e as possíveis soluções para o mesmo. Com uma boa pesquisa de mercado é possível compreender o que já existe e o quão inovadora a solução esperada precisa ser. 


É importante definir premissas que vão ser utilizadas para pesquisa de mercado:

  • Nível de Maturidade tecnológica esperado da Startup

Em nosso artigo "Entendendo mais sobre Startups" explicamos sobre a jornada das startups e sobre o Technology Readiness Level (TRL), acesse aqui.

Definindo bem o TRL esperado para solução/Startup pode-se refinar a busca por soluções ou startups que se enquadrem na expectativa da organização. Por exemplo, caso a organização não tenha um nível de abertura à inovação, pode delimitar um TRL mais alto, ou seja, uma solução que já tenha certo grau de maturidade/teste.

  • Área tecnológica da Startup

Para facilitar as buscas à serem realizadas é importante definir a/as áreas tecnológicas da solução esperada, aqui vão alguns exemplos de área tecnológica que podem ser avaliadas:

  • Govtechs;
  • Fintechs; 
  • Edtechs;
  • Martechs;
  • Entre outras.

Bases de dados

Atualmente, existem diversas bases de startups que podem ser utilizadas em pesquisas de mercado. A partir das premissas definidas podem ser utilizadas como filtro na hora de buscar startups atuantes no mercado. 

Bases gratuitas que podem ser utilizadas:


O BrazilLAB é um hub de inovação que acelera soluções e conecta empreendedores com o Poder Público. Tem o objetivo de estimular no Brasil uma cultura voltada para a inovação neste setor. Tem como missão fomentar a inovação dentro do governo, por meio da mobilização, conexão e empoderamento de diferentes atores da sociedade. E busca transformar o setor público brasileiro por meio de tecnologias emergentes e da inovação. 


O StartupBase é uma das maiores bases de dados gratuitas do ecossistema brasileiro com mais de 12 mil startups cadastradas. A plataforma foi desenvolvida pela ABStartups - Associação Brasileira de Startups com o apoio da empresa AMBEV.


Entendendo os resultados 

A partir das pesquisas, utilizamos o Termômetro de Mercado para sistematizar e entender o que foi encontrado nas buscas realizadas.

No termômetro existem 6 categorias para enquadrar o que foi encontrado no mercado com base no seu problema/desafio atual:



A partir deste entendimento, é possível dirigir e definir o que precisa ser refinado em seu problema  e onde podemos buscar possíveis proponentes para o desafio.