Inovação aberta para
transformar realidades

O Desafios é uma plataforma de inovação aberta que utiliza concursos e premiações para convidar a sociedade a participar na construção de soluções para problemas públicos.

O Desafios é uma iniciativa do laboratório de inovação em governo GNova, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que oferece ajuda aos gestores públicos para inovar junto com a sociedade, aproveitando a inteligência coletiva para diminuir as inseguranças do processo de inovação e aumentar as chances de sucesso.

>> O que é inovação aberta e por que ela pode ajudar a resolver problemas públicos?

Inovação aberta é uma ótima forma de descobrir novas perspectivas e formas de pensar. Ela proporciona o acesso a capacidades externas, ao mesmo tempo em que permite a entrada do “mundo lá fora” para que ele conheça e se utilize dos conhecimentos, ideias e recursos da organização para o desenvolvimento de projetos inovadores, gerando benefícios para todos.

>> Por que concursos e premiações como uma estratégia de inovação aberta?

Concursos e premiações têm vivido um momento de revival. Nos últimos 10 anos governos ao redor do mundo tem instituído programas e plataformas de inovação aberta. As experiências têm comprovado que esta é uma forma eficiente de aumentar o nível de conhecimento e engajamento sobre um tema, de acelerar mudanças e de criar novas alternativas para problemas complexos. 

No entanto, a estratégia de convidar a sociedade a propor ideias e soluções não é exatamente uma novidade e, ao longo da história, proporcionou grandes saltos tecnológicos. Há mais de 200 anos Napoleão Bonaparte estava diante de uma pergunta: como podemos alimentar nossas tropas quando não há comida fresca disponível nos países que invadimos? Lançado o desafio em 1795, Bonaparte ofereceu um prêmio no valor de 12 mil francos com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de tecnologias para a preservação de alimentos. Quinze anos depois, Nicolas François Appert foi declarado vencedor ao apresentar um processo que ainda hoje é usando na produção de comida enlatada.

>> Quero participar!

É um membro do governo e quer apresentar um desafio? Visite a página para o governo para saber por onde começar.

Se você deseja colocar os seus talentos a serviço da transformação da realidade e concorrer a prêmios, dê uma conferida nos desafios abertos e se prepare para colocar a mão na massa!