Inovação aberta para o governo

Problemas públicos estão cada vez mais complexos e o Estado nem sempre possui todas as respostas. Por isso, é essencial a colaboração entre Estado, sociedade civil, academia, empreendedores e cidadãos na busca de soluções.

O Desafios é uma plataforma de inovação aberta que ajuda os órgãos do governos a compreender melhor e reenquadrar os seus problemas para colher propostas de soluções inovadoras diretamente da sociedade, num processo chamado de crowdsourcing.

>> Sou um gestor público. Como eu sei se o meu problema pode ser um desafio de inovação aberta?

Escolher um problema inicial para guiar um desafio de inovação aberta é um dos passos mais importantes do processo. Um problema está apto para um desafio de inovação aberta quando:

>> Por onde eu posso começar?

O primeiro passo é identificar problemas iniciais. Depois, iniciamos o processo de entendimento e reenquadramento de problema em três etapas: entender o problema, ir a campo e redefinir o desafio.

Com o problema reenquadrado, identificamos qual o público-alvo do desafio e desenhamos o prêmio definindo, entre outras coisas, o que esperamos receber dos participantes.

Com os documentos produzidos e recursos mobilizados, é hora de lançar o desafio. Mobilizamos os ecossistemas de inovação que identificamos no momento de definição do público-alvo e aguardamos o recebimento das propostas dos participantes.

A partir daí, é triar e avaliar as propostas de soluções inovadoras de acordo com os critérios definidos nos editais, escolher as vencedoras e conceder os prêmio

Se você acha que está pronto para incluir um desafio na plataforma, envie um e-mail para desafios@enap.gov.br.