MDS se une à Enap e ao Impact Hub Brasil para ampliar a Estratégia Alimenta Cidades
Garantir o direito humano à alimentação adequada é um dos grandes desafios das cidades brasileiras. Pensando nisso, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) celebrou uma parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio técnico do Impact Hub Brasil, para dar um novo passo para ampliar o alcance da Estratégia Alimenta Cidades.
O objetivo é apoiar a expansão da estratégia para até mil municípios brasileiros em 2026, fortalecendo políticas públicas de produção, acesso e consumo de alimentos adequados e saudáveis, especialmente em territórios urbanos periféricos e para populações em situação de vulnerabilidade.
A parceria entre a Enap e o MDS foi apresentada oficialmente durante o webinário de lançamento da Portaria de expansão da Estratégia Alimenta Cidades, realizado em 5 de dezembro de 2025, marcando o início dessa nova fase de fortalecimento da segurança alimentar nos municípios brasileiros.
Confira o webinário de lançamento
O que é a Estratégia Alimenta Cidades
A Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades é uma iniciativa coordenada pelo MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), em parceria com o Ministério das Cidades (MCID), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Instituída pelo Decreto nº 11.822/2023, a estratégia busca responder aos desafios enfrentados pelos municípios brasileiros na garantia da segurança alimentar e nutricional, com foco no direito humano à alimentação adequada (DHAA).
Atualmente, 102 cidades participam da iniciativa, que já alcança cerca de 76 milhões de brasileiros. A proposta é ampliar esse impacto, apoiando mais municípios na construção de soluções estruturantes e inovadoras para seus territórios.
Expansão com inovação aberta e apoio aos municípios
A nova fase da Estratégia Alimenta Cidades aposta na inovação aberta como caminho para acelerar soluções e fortalecer capacidades locais. Os ciclos de implementação estarão alinhados ao Decreto nº 11.822/2023 e organizados a partir de pilares como diagnóstico, rota de implementação, monitoramento e avaliação e cooperação horizontal entre municípios.
A execução do projeto contará com duas plataformas complementares. A Plataforma Alimenta Cidades será utilizada para planejamento, implementação e monitoramento das ações. Já a Plataforma Desafios da Enap será o espaço para a realização de chamadas públicas e jornadas de inovação aberta, com foco nos principais problemas apontados pelos municípios.
Com apoio técnico do Impact Hub Brasil, serão lançados desafios para o desenvolvimento de soluções inovadoras, conectando o setor público, e empreendedores(as) inovadores(as), o setor privado, a academia e a sociedade civil. A proposta é construir soluções de forma colaborativa, a partir das necessidades reais dos territórios.
Fortalecimento da gestão pública e das lideranças locais
Além de fomentar soluções inovadoras, o projeto também tem como foco o desenvolvimento institucional e profissional das equipes municipais. Os municípios que aderirem à estratégia terão acesso a apoio técnico e institucional, com ações voltadas ao fortalecimento das capacidades de gestão pública.
Entre as iniciativas previstas estão trilhas de aprendizagem, mentorias especializadas, compartilhamento de conhecimentos técnicos, científicos e práticos e a troca de experiências entre gestores, equipes técnicas e parceiros de todo o país. O incentivo à liderança colaborativa e à cooperação entre municípios é um dos pilares dessa jornada.
Como os municípios podem participar
Os municípios interessados em integrar ou ampliar sua atuação na Estratégia Alimenta Cidades foram convidados, por meio da Portaria MDS nº 1.136/2025, a manifestar interesse na iniciativa.
A manifestação deve ser feita por meio de um formulário eletrônico com prazo até 31 de janeiro de 2026. A partir desse processo, os municípios poderão acessar os apoios, conteúdos e oportunidades oferecidos no âmbito do projeto.
Manifeste o interesse do seu município aqui
Um esforço conjunto para garantir o direito à alimentação
A expansão da Estratégia Alimenta Cidades marca uma nova etapa de atuação conjunta entre a Enap, o MDS e os parceiros envolvidos. A iniciativa combina inovação aberta, fortalecimento institucional e cooperação entre diferentes atores para apoiar os municípios no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional.