media_files/blog1_1920X500_1.png
media_files/blog1_1920X500_1.png

Inovação aberta: cases internacionais

Conheça exemplos de inovação aberta em países como Estados Unidos e Singapura

 

A inovação aberta é uma prática que se tornou comum em grandes empresas e que ganhou espaço em governos em todo o mundo. Essa prática foi conceituada por Henry Chesbrough, professor da Universidade de Berkeley em seu livro "Inovação Aberta: A Nova Imperativa para Criar e Lucrar com Tecnologia", publicado em 2003.

Como já falado aqui em nosso blog, a inovação aberta é uma abordagem estratégica adotada por organizações para desenvolver novas ideias, produtos e serviços. Isso acontece através da colaboração com stakeholders como clientes, fornecedores, universidades, startups e até mesmo concorrentes.

 

Inovação aberta fora do Brasil

Países como Estados Unidos e China utilizam essa abordagem há mais tempo em relação ao Brasil e possuem diversos cases de sucesso na área. Confira alguns exemplos:

Estados Unidos:

  • Empresas como a IBM, Procter & Gamble e General Electric são conhecidas por adotarem práticas de inovação aberta há anos. Elas frequentemente colaboram com startups, universidades e instituições de pesquisa para desenvolver novas tecnologias e produtos.

Europa:

  • A União Europeia tem promovido iniciativas de inovação aberta por meio de programas de financiamento como o Horizon 2020, o maior programa de pesquisa e inovação do mundo. Além disso, empresas europeias como a Philips e a Siemens têm parcerias com universidades e startups para impulsionar a inovação em vários setores.

China:

  • A China emergiu como um centro global de inovação com várias empresas de tecnologia de ponta como Alibaba, Tencent e Huawei, adotando abordagens de inovação aberta. Além disso, muitas cidades chinesas como Shenzhen e Hangzhou possuem fortes ecossistemas de inovação, onde empresas, startups e instituições de pesquisa colaboram intensamente.

Esses são apenas alguns exemplos de como a inovação aberta está sendo praticada em diferentes partes do mundo. Em todos esses casos, a colaboração e o compartilhamento de conhecimento são fundamentais para impulsionar a inovação e promover o desenvolvimento econômico e tecnológico.

 

Inovação aberta no governo 

No governo, a adoção de práticas e políticas que permitem e incentivam a colaboração entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil pode resolver problemas e promover mudanças positivas. Confira alguns cases de inovação aberta aplicada no governo de outros países:

Reino Unido:

  • O governo do Reino Unido lançou várias iniciativas de inovação aberta, incluindo o GovTech Catalyst, um programa que oferece financiamento para empresas desenvolverem soluções tecnológicas inovadoras para desafios do governo. Além disso, a plataforma challengeworks.org, onde são lançados desafios públicos de inovação aberta para solução pela sociedade, se destaca pelo amplo alcance de temáticas.

Singapura:

  • Frequentemente citado como um líder em inovação governamental, Singapura vem adotando várias iniciativas de inovação aberta, incluindo o Programa de Parceria de Inovação do Setor Público, que facilita a colaboração entre o setor público, o setor privado e as instituições de pesquisa para desenvolver soluções inovadoras para desafios do governo.

Estados Unidos:

  • O governo dos EUA possui diversas iniciativas de inovação aberta, incluindo o programa de dados abertos Data.gov. Ele disponibiliza conjuntos de dados do governo para o público em geral. Além disso, a 18F, uma equipe dentro da Administração de Serviços Gerais dos EUA, trabalha para desenvolver soluções tecnológicas para agências governamentais por meio de métodos ágeis e colaborativos.

No Brasil, a Estratégia de Inovação Aberta da Enap, executada pela GNova (Diretoria de Inovação da Enap) e pelo Impact Hub Brasil, é uma das principais iniciativas de inovação aberta em governo.

A Estratégia tem como objetivo fomentar, de forma inclusiva, a colaboração e a cocriação entre governo, empreendedores, startups, empresas, pesquisadores, acadêmicos e cidadãos engajados na busca de soluções inovadoras para desafios públicos.

Disponível para qualquer entidade pública brasileira lançar desafios públicos de inovação aberta para solução pela sociedade, a Plataforma Desafios é um espaço para divulgar ou encontrar desafios de inovação aberta em governo. 

Você é servidor público e quer saber como criar um desafio público de inovação aberta para sua entidade? Cadastre-se na Plataforma Desafios e acesso o toolkit com a jornada de lançamento de um desafio público de inovação aberta. 

Cadastre-se aqui